sábado, 10 de outubro de 2020

Aves Migratórias: Lançado livro para colorir em homenagem

 









Outubro é um mês mais do que especial para as crianças, com a comemoração de um dia dedicado a elas (12/10). Muitos podem não saber, mas é neste mês que se comemora o Dia Mundial das Aves (5/10) e também das Aves Migratórias (10/10). Em homenagem às datas, o Instituto Neoenergia e a SAVE Brasil criaram o Livro de Colorir-Aves Migratórias, que traz, em linguagem infanto-juvenil, informações curiosas e didáticas sobre seis espécies de aves limícolas – aves que se alimentam de invertebrados escondidos na lama – das quais cinco são migratórias. Essas aves aparecem em determinadas épocas do ano, na Bacia Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte.

“Sempre pensamos em desenvolver algo exclusivamente dirigido às crianças, com informações didáticas sobre espécies de aves no Brasil, com fruto de nosso apoio já há cinco anos ao projeto Flyways Brasil, em parceria com a SAVE. O livro tem outro aspecto bem legal, o de ajudar aos pais e responsáveis na realização de atividades de interação com crianças nestes tempos de aulas online em função da pandemia, mas com um conteúdo bem elucidativo e curioso a qualquer idade. É só imprimir e pintar”, afirma Renata Chagas, Diretora Presidente do Instituto Neoenergia.

São 15 páginas produzidas numa linguagem infanto-juvenil, com a apresentação de aves limícolas migratórias, como o maçarico-de-papo-vermelho, que consta na lista do Ministério do Meio Ambiente como uma das espécies ameaçadas de extinção no Brasil, e que passa os meses de setembro a abril no país, para depois migrar para o Ártico, onde se reproduz.

“Estamos muito felizes com essa publicação porque ela divulga espécies que são pouco conhecidas pelos brasileiros, mas que são encontradas na Bacia Potiguar, e em outras praias do Brasil, durante vários meses do ano. É fundamental compartilharmos nosso conhecimento sobre as aves com as crianças. Elas se encantam com as histórias, com a migração, conectam conteúdos (biologia, geografia, matemática, etc.) e ficam orgulhosas de contar sobre sua experiência com a natureza. O Brasil é um dos três países que abriga o maior número de espécies de aves no mundo – nossas crianças precisam conhecer para conservar” diz Juliana de Almeida, gerente da SAVE Brasil.

Com seis ilustrações para colorir e informações sobre cada espécie, o livro contou com a curadoria do biólogo e auxiliar de projeto da SAVE Brasil, João Paulo Damasceno, para o desenvolvimento das ilustrações que refletissem fielmente características das aves, realizadas pelo ilustrador, Alvaro Faria.

O download do livro pode ser feito por meio do link de arquivo do Instituto Neoenergia https://www.neoenergia.com/pt-br/Paginas/aves-migratorias.aspx

Imprensa Compesa