quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Covid-19: Mais do que uma pandemia, uma sindemia

 

Mais do que uma pandemia, a Covid-19 já pode ser chamada de sindemia. Quem afirmou isso foi o editor-chefe da revista britânica Lancet, Richard Horton (aqui está o artigo original em inglês), que disse, em outras palavras, que o mundo vive duas situações na saúde: além da covid-19, outras doenças vêm a galope. 

"Uma pandemia vem com a sindemia, ou seja, a covid veio com outras doenças. A saúde mental de muita gente está prejudicada; muitos tratamentos contra o câncer foram parados; doenças como malária e sarampo voltaram com tudo. Sem deixar de falar na fome, que atinge milhões", lamenta o infectologista e professor da UFPE, Lula Arraes (foto).

A sindemia é o agravamento de uma crise sanitária, não apenas pelo aspecto da saúde, mas também por outros fatores, como o sócio-econômico. Países com acentuadas diferenças sociais, como o Brasil, tendem a sofrer ainda mais com essa sindemia. "A pandemia chegou para atacar de vez um mundo que já se encontrava doente", afirma Arraes. 

Cuidados - Enquanto ainda não se chega uma vacina 100% segura e eficaz, os cuidados ainda são os mesmos a serem recomendados desde o início da pandemia. Lavar bem as mãos com água e sabão, usar o álcool em gel, colocar a máscara sempre que sair de casa e manter o distanciamento social continuam sendo as formas eficazes de prevenção ao coronavírus.