sábado, 10 de outubro de 2020

Governador visita obras do novo laboratório de análise de qualidade da água da CPRH

 

O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (09.10), as obras da nova unidade do Laboratório Professor Adaucto da Silva Teixeira, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, o equipamento está sendo construído na Praça Farias Neves, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, e deve ser entregue no primeiro semestre de 2021. As instalações vão melhorar e ampliar os trabalhos de monitoramento da qualidade das águas dos rios, reservatórios e praias no Estado, além de atender demandas do público.

"O laboratório vai nos dar uma condição melhor de cuidar do nosso meio ambiente, planejar melhor todas as práticas de sustentabilidade e avançar em uma questão que para Pernambuco é crucial. Temos que ter um desenvolvimento sustentável que acople a questão econômica e social, mas, principalmente, que garanta o meio ambiente sustentável. Estamos dando exemplos de boas práticas e esse laboratório vai fortalecer todas as ações que planejamos para o futuro", destacou Paulo Câmara.

Criado há 53 anos para fiscalizar as indústrias sucroalcooleiras do interior do Estado, o laboratório funciona hoje em salas do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), na Cidade Universitária, na capital. Mas, com o novo prédio em construção em um terreno cedido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Dois Irmãos, ele passará a ocupar uma área de 975 m2, dividido em dois pavimentos. Foram projetados 42 ambientes, entre salas administrativas, setores de amostragem, de biologia e de físico-química.

"Esse laboratório vai garantir as análises de qualidade que são feitas pela agência ambiental e que vão trabalhar junto com todos os empreendimentos, auxiliando no trabalho de fiscalização e no monitoramento das licenças ambientais. Assim, as empresas que fazem os seus investimentos aqui apresentam os resultados do ponto de vista das emissões que são feitas e a gente faz a parte da fiscalização", disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti.

O laboratório da CPRH realiza o monitoramento da qualidade dos rios e dos reservatórios (em convênio com a Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac) e essas análises subsidiam o trabalho de fiscalização e licenciamento da CPRH. Além disso, executa o monitoramento semanal da balneabilidade de praias do Estado. Com o investimento, a agência terá capacidade de atender às demandas do público, gerando receita com análises de água bruta e de efluentes, principalmente para consumo (água de poço, caixas d'água).

Secretaria de Imprensa de Pernambuco