sábado, 31 de outubro de 2020

Funase e Fundação Terra promovem projeto de leitura para socioeducandos

 

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Fundação Terra promoverão, nos próximos dez meses, o Projeto Biblioterapia junto a adolescentes e jovens em cumprimento de medida de internação em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A ação visa a desenvolver, por meio da leitura, atividades de reflexão acerca da construção e ressignificação do projeto de vida dos envolvidos. As atividades vão acontecer todas as quintas-feiras, das 9h às 11h, com participação de oito socioeducandos.

A ideia surgiu após a inauguração de um espaço de leitura, no mês passado, no Case/Cenip Arcoverde, unidade da Funase no município. Aquele projeto, intitulado Clube Castelar, vem sendo realizado em parceria com a Vara Regional da Infância e Juventude e estimula o hábito da leitura entre os socioeducandos. Agora, com o Projeto Biblioterapia, o objetivo é ampliar o potencial das ações nessa área, por meio de discussões técnicas e em grupo sobre os temas trabalhados nas obras à disposição nas estantes.

“A pedagoga da nossa unidade entrou em contato com a Fundação Terra, que trabalha nessa área cultural e profissionalizante e já desenvolveu outros projetos conosco. Uma psicóloga, uma professora e uma pedagoga desenvolvem esse trabalho, fazem leitura técnicas de grupo e dinâmicas”, explicou a coordenadora técnica do Case/Cenip Arcoverde, Maria Nailma, acrescentando que a escolha dos oito participantes considerou critérios como o tempo de permanência na unidade e o interesse por leitura.

Ainda segunda a gestora, o significado do projeto envolve uma reflexão sobre o papel dos jovens na sociedade. “É uma reflexão de vida, de se tornar protagonista de algumas mudanças importantes, de refletir sobre a sociedade, o motivo que as coisas acontecem e quem é o responsável por elas. É para melhorar a autoestima e se reconhecer como o dono da sua história”, declarou Nailma.

Imprensa Funase