sábado, 31 de outubro de 2020

Emissão online de GTA viabiliza atividade pecuária durante pandemia

 

Com a emissão da guia de trânsito animal (GTA) via computador ou aplicativo de celular, o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado À Secretaria de Desenvolvimento Agrário, viabiliza o transporte e a comercialização de animais em meio à pandemia sem que os produtores precisem se deslocar até os escritórios da Adagro.

Para emitir a guia de forma remota, o produtor deve fazer um pré-cadastro no Sistema Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no Portal da Adagro www.adagro.pe.gov.br/. Após a validação dos dados, é possível acessar o Siapec 3 também pelo aplicativo disponível em IOS e Android. A GTA é um documento obrigatório onde constam o destino, as condições sanitárias e a finalidade do transporte dos animais em todo o território nacional.

“Até setembro foram emitidas mais de 164 mil GTAs. A tecnologia foi a alternativa que encontramos para que a comercialização de animais não fosse tão afetada durante a pandemia”, enfatiza Paulo Roberto Lima, presidente da Adagro. Ele acrescenta que o Siapec 3 oferece diversos serviços, dentre eles, permissão de trânsito de vegetais (PTV), declaração de vacinação e declaração de nascimento e mortes de animais.

A novidade facilitou a vida de produtores como Edward Jack, proprietário da Fazenda Queimadas, em Timbaúba, na Mata Norte, onde cria aproximadamente 600 cabeças de gado. Ele não poupa elogios às facilidades proporcionadas pelo Siapec 3. “Utilizo todos os serviços disponíveis. Já fiz comunicação de morte de animal, valido GTA dos que recebo de outro estado e já emiti mais de 12 GTAs. Faço online e envio a GTA para o frigorífico que vem recolher o animal para o abate”, declara.

O sistema de serviços online facilita o trabalho não só de pecuaristas como de todos os produtores pernambucanos. Carolina Torres é doutura em aquicultura e comercializa 220 espécies de água doce e salgada para todo o Brasil. Antes do Siapec 3, ela se deslocava quase diariamente de Igarassu até a Adagro em Recife. “Ganhamos tempo e reduzimos o custo de deslocamento com os serviços online”, enfatiza a produtora.

“A Adagro oferece serviços essenciais e não cessou o atendimento presencial nem mesmo nos períodos de lockdown. Seguimos emitindo GTA presencialmente para atender àqueles que não tem acesso à internet ou mesmo familiaridade com novas tecnologias”, conclui Paulo Lima. Os escritórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Imprensa Adagro PE