segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Os olhos também precisam de cuidados nas brincadeiras em casa ou fora

 

Quem já está pensando o que fazer com os filhos no Dia das Crianças, a primeira dica é planejar um local seguro e que dê para curtir com tranquilidade. Ainda mais agora com muita coisa já funcionando, não é mesmo? Tem família que vai para a praia, outras seguirão para um restaurante, residência de parentes ou a uma casa no litoral. E há também quem vá ficar no aconchego do lar mesmo. 

Independente do local, além das máscaras e do protetor solar, é preciso cuidado com os olhos da meninada. Isso mesmo. Como é dia de brincadeira, eles querem se divertir e sair do confinamento. Aí tem areia, risco de um machucão, outra criança bater com a mão ou algum objeto ferir ou provocar inflamação nos olhos. 

Telas eletrônicas - Já para as crianças que permanecerão em casa ou que sairão, mas continuarão ‘coladas’ a um smartphone ou tablet, por exemplo, é preciso haver moderação. Além das aulas pelo celular ou computador, nas horas vagas, muitos ainda permanecem com os olhos diante das telas. Tanto que um estudo indiano do Hospital JK Lone chegou à conclusão de que 65% das crianças estão viciadas em eletrônicos, como computador, videogame, smartphones e tablets. 

“É preciso interagir com as crianças, brincar com elas com atividades mais criativas e fugir mais das telas”, adianta a oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), Catarina Ventura. Segundo a médica, um dos distúrbios que poderá ocorrer pelo excesso de exposição às telas é a miopia, um erro de refração que afeta a visão à distância das pessoas. 

Pisque mais - “O uso frequente de telas pode causar ainda olho seco, ardência e tem um papel importante na progressão da miopia. Atualmente, crianças de 6 anos já precisam de óculos. Em décadas passadas, os jovens brincavam mais nas ruas, tinham outras formas de diversão. Importante haver bom senso dos pais para controlar os filhos”, acrescenta Catarina. Ela reforça ainda: “se for usar telas, evite ficar mais de uma hora sem pausa. Faça intervalos, olhe pela janela, estimule a visão de longe. E pisque mais os olhos para lubrificar o globo ocular. E boa diversão!”.