segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Grande Recife Consórcio inicia processo de integração temporal no TI Afogados

 

A partir do sábado, dia 31 de outubro, o Terminal Integrado Afogados passa a operar por meio da integração temporal. A mudança, que vale para os usuários das linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 914 – PE-15/Afogados, ocorrerá em duas fases com a primeira sendo no sentido ônibus x metrô. Para o Consórcio, a integração temporal auxilia no planejamento da operação ao identificar a origem e o destino dos usuários.

Os passageiros que desembarcarem no TI Afogados e desejarem ter acesso à Estação de Metrô Afogados deverão, com o início da primeira fase da nova operação, passar seu cartão VEM (Trabalhador, Estudante, Livre Acesso ou Comum) na catraca de entrada da Estação, sem o pagamento de uma nova tarifa.

Já no sentido contrário (metrô x ônibus), aqueles que desembarcam na Estação do Metrô Afogados e desejam ter acesso ao TI, por enquanto, permanecem entrando nos ônibus pelas portas do meio ou traseira dos coletivos.

A implantação da integração temporal no terminal faz parte do processo de universalização da bilhetagem antecipada que agiliza o embarque e ajuda no planejamento da operação. Isso acontece porque, quando o usuário passa o cartão duas vezes no validador, é possível identificar a sua origem e o seu destino. Além de diminuir a entrada irregular de passageiros no sistema.

A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x ônibus ou ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

Por isso, cartões VEM Comum já estão sendo distribuídos gratuitamente mediante cadastro no local. Para conseguir um, basta se dirigir à equipe localizada entre o TI e a Estação do Metrô munido de documento oficial com foto que comprove o CPF e informar ainda o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. É possível fazer a recarga do cartão nas máquinas de POS (sem a cobrança da taxa) com os funcionários presentes. A equipe estará no local pelas próximas semanas, de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h; e, aos sábados, das 6h às 12h.

Cartazes nas linhas e orientadores no TI Afogados estão ajudando a divulgar a novidade entre os usuários. Passageiros que tiverem uma segunda tarifa descontada antes do período de duas, característico da integração temporal, devem procurar a Urbana-PE, através do telefone 3125.7858. É necessário informar o dia e horário do fato para checagem. Se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao cartão VEM.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife