terça-feira, 6 de outubro de 2020

Funase avalia resultados de ações voltadas à orientação sobre drogas

 

Como parte do processo de flexibilização do isolamento social no Estado, as ações do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) foram retomadas com adolescentes, familiares deles e servidores da instituição. Desde agosto, reuniões com até oito participantes são promovidas nas unidades socioeducativas à luz de um protocolo interno, levando em conta a priorização de locais abertos, o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscaras. Nesta terça-feira (6), em encontro virtual, profissionais envolvidos nesse trabalho fizeram um balanço do que vem sendo realizado.

A reunião teve a adesão de gestores, supervisores, técnicos e agentes socioeducativos de unidades de internação, internação provisória e semiliberdade de todo o Estado, espaços onde o GOD funciona de forma descentralizada, com acompanhamento de uma coordenação situada na sede da Funase, no Recife. Além dos relatos das experiências vivenciadas no processo de retomada das atividades, também houve a apresentação de conceitos norteadores do trabalho de orientação sobre drogas. Ainda foram repassadas as primeiras informações sobre o 4º Seminário do GOD, que terá formato virtual e ocorrerá em novembro.

“Foi um evento importante para que pudéssemos saber como está sendo realizado o trabalho em cada unidade da Funase e também para servir como um estímulo para as equipes que ainda estão nesse processo de retomada das atividades, como as que atuam nas Casas de Semiliberdade (Casem) da instituição”, explicou a coordenadora do GOD, Tatiana Pedrosa.

GOD – O grupo é desenvolvido por meio de oficinas e aborda temáticas sugeridas, como “Meu lugar no mundo”, “Contexto Social”, “Tabaco”, “Álcool”, “Maconha”, “Cola”, “Crack e Cocaína”, “Drogas Psicotrópicas”, “Política de Redução de Danos” e “Construindo Projeto de Vida”, mas o trabalho é aberto a outros temas pertinentes a cada localidade. Além do atendimento aos adolescentes, o GOD também possui modalidades voltadas aos familiares dos socioeducandos e aos agentes socioeducativos da instituição.

Imprensa Funase PE