segunda-feira, 26 de outubro de 2020

PCR promove qualificação técnica para fortalecer o turismo criativo na cidade

 

Dando continuidade às metas do Plano de Turismo Criativo do Recife, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove a qualificação técnica de aderecistas, artesãos e moradores de comunidades que atuam com o Turismo Criativo. Neste momento, serão contempladas pessoas das localidades da Ilha de Deus, Bomba do Hemetério, Totó e Quilombo da Xambá. Ao final da capacitação, serão confeccionadas artesanalmente dez placas de sinalização turística que serão instaladas na Ilha de Deus, referência na prática do turismo criativo. 

A formação em Cerâmica Artística será liderada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega (foto), com 10 encontros presenciais em seu ateliê, respeitando todos os protocolos sanitários. A formação tem início na próxima quarta-feira (28). “Este é um projeto com alto impacto socioterritorial que vai desenvolver ainda mais novas habilidades artísticas junto aos artesãos participantes. Leopoldo Nóbrega, que assinou nos últimos dois anos a escultura da alegoria gigante do Galo da Madrugada, irá realizar com os artistas locais laboratórios com diversos exercícios criativos, pilotagens e testes”, destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

No Recife, a ocupação do cenário urbano como ambiente de exposição e sinalização cultural tem crescido nos últimos anos. A gestão municipal vem transformando a cidade em uma galeria a céu aberto, com atrativos artísticos por toda parte. Após os encontros formativos, os artistas envolvidos na capacitação em Cerâmica Artística irão co-construir as dez placas sinalizativas que serão implantadas na Ilha de Deus. A iniciativa também prevê um rodízio dessas sinalizações nas demais comunidades envolvidas.

Imprensa Recife