Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

sábado, outubro 31, 2020

A mulher em campo é um ato político

 

O Livro

A obra "Futebol Feminista - Ensaios" traz como propósito "A mulher em campo é um ato político". O pioneirismo desta publicação está em demonstrar, por pesquisas e entrevistas, em uma linha histórica, as conexões entre o movimento feminista e o futebol feminino, que, no imaginário social, sofre preconceito, como prova a falta de uma literatura mais abrangente sobre futebol feminino por aqui.

O propósito

Nossa causa é a contextualização histórica para trazer à luz o conhecimento da importância do futebol feminino. Este conhecimento gera empoderamento dentro e fora de campo, algo que este livro pretende fomentar, combatendo a misoginia, o racismo, o machismo, a homofobia, a LGTQfobia, a xenofobia e o obscurantismo típicos dos movimentos reacionários, inclusive em nosso país.

Os autores

Luciane de Castro é jornalista e pesquisadora do futebol de mulheres no Brasil e graduanda em Geografia. É colaboradora do Portal Acadêmico Ludopédio na coluna Arquibancada e como apresentadora do programa #PorOutroFutebol de Mulheres.

É parceira do Sesc SP em atividades relacionadas ao futebol: "O futebol delas - 20 anos de futebol feminino nos Jogos Olímpicos" (2016), Festival "De encher os olhos - O esporte do povo na tela do cinema" (2017), Exposição "60/30 - Conquistas do futebol brasileiro" (2018). Como curadora e pesquisadora, "Mapa do Futebol à Margem". Como roteirista e produtora do curta documentário institucional "Estrelas". Como redatora no Projeto "Corpo Feminino - Das proibições ao protagonismo" (2019 e 2020).

Darcio Ricca é administrador e consultor de empresas, gestor esportivo de alto rendimento e fomento à base no golfe com formação de talento e cidadania, gestor cultural na área teatral, gestor financeiro e de planejamento estratégico, além de coordenador de negócios e desenvolvimento.

Pesquisador de futebol, sendo autor de 2 livros: "De Charles Miller à Gorduchinha - A Evolução Tática do Futebol em 150 anos de história (1863-2013)" (www.livrosdefutebol.com, 2014) e co-autor de "Sete Atos, Um Final?" em parceria com Max Gehringer (Chiado Editora, 2018).

E se você colaborar com Valor mínimo de R$ 70,00 (1 exemplar COM EXCLUSIVIDADE antes de lançamento - previsão entre fevereiro e abril 2021 (este último mês, infelizmente, temos a efeméride de 80 anos da proibição do governo do ditador Getúlio Vargas da prática do futebol feminino no país) + 1 camiseta do livro, ambas pelo Correio, sem custo de frete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário