sexta-feira, 12 de março de 2021

Em Paulista, estudantes participam de projeto sobre as consequências das Fake News na campanha de vacinação contra a covid-19

 

Os alunos do 8º ano da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, em Maranguape I - Paulista, estão participando do projeto chamado Fuja da Fake e Foque no Fato, que irá promover análises sobre o fenômeno das notícias falsas na internet e nas redes sociais. A iniciativa é do Professor da rede municipal, Glaucio Ramos, e irá explorar as consequências das “fakes news”, na sociedade, aprendendo estratégias para identificá-las, bem como desenvolver um comportamento crítico e criterioso na leitura e no compartilhamento de notícias na internet.

Os estudantes irão aprender estratégias para uma curadoria de notícias em sites e de mensagens e nas redes sociais. Entre os conteúdos, destacam-se: princípios básicos para a checagem de uma notícia; investigação da autoria da notícia, uso das referências; imagem reversa e uso de sites destinados a desmascarar fake news.

O projeto será trabalhado de forma interdisciplinar entre as áreas de história, matemática, ciências e língua portuguesa. Também contará com momentos de troca de experiências, através de oficinas com jornalistas e publicitários. A iniciativa teve início em fevereiro e segue até o início de maio.

Ao final do projeto, os alunos irão produzir uma campanha publicitária educativa de combate às notícias falsas, com foco nos prejuízos causados pelas fakes news na campanha nacional de imunização contra covid-19. Durante o processo de aprendizagem, os estudantes terão a oportunidade de entender os processos e as etapas para produção de informação. Isso inclui a produção e revisão de textos; produção de roteiros; criação de matérias jornalísticas; elaboração e produção de peças e campanhas publicitárias.

lmprensa Paulista PE