sexta-feira, 26 de março de 2021

Coquetel Molotov.EXE em formato de revista digital

 

Num momento em que a sede de conhecimento se aflora e a saudade por novas experiências aumenta, o Coquetel Molotov.EXE retorna em uma nova edição especial, na próxima segunda-feira (29). O projeto que nasceu no ano passado em meio ao ano atípico marcado pelo distanciamento social agora se reinventa e traz ainda mais surpresas e novidades em sua segunda edição.

 

A segunda edição do Coquetel Molotov.EXE é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc em edital realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e conta com patrocínio do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, parceria da Mídia Ninja, S.O.M., Abrafin e realização da Coda Produções.  

 

Se no ano passado o evento aconteceu por horas seguidas com uma programação linear, agora o Coquetel Molotov.EXE ocorre de maneira simultânea com todas as performances artísticas e musicais disponibilizadas ao mesmo tempo em um hotsite. Em alguns vários cliques, as pessoas podem agora encontrar desde artigos a lançamentos de clipes, oficinas, masterclasses gratuitas, sets musicais e artes de wallpaper para download. 

 

Neste novo formato de revista digital, o Coquetel Molotov.EXE traz ao todo, 40 atrações diferentes, primando pelo ineditismo. Parte das atrações veio de uma convocatória online que atraiu mais de 200 inscrições e a outra parte foi selecionada pela curadoria do festival em conjunto com a artista e pesquisadora audiovisual Libra Lima. 

 

“Decidimos conceber um portal que pudesse dar a esses trabalhos, espaço para uma construção intencionalmente direcionada para a plataforma. Dessa maneira, as criações surgem para o virtual, com a ideia de construir uma experiência interativa, com conteúdos que criam diferentes diálogos entre si, trazendo ao público um ambiente de descoberta”, explica Libra, co-curadora desta edição. 

 

Atrações musicais - Multifacetada assim como sua trajetória, a revista digital apresenta uma vídeo arte idealizada a partir da ideia de uma continuidade do roteiro do clipe do novo single “Foi Mal” da cantora Urias junto com João Arraes. O evento ainda traz com exclusividade Vitor Araújo lançando um filme musical original, realizado em parceria com o cineasta pernambucano Pedro Maia de Brito, vencedor do prêmio do júri de melhor filme no último Festival de Brasília.

 

Registrando um encontro de músicos em tempos de pandemia, Benke Ferraz (Boogarins) mandou um recado para seu aliado musical, Tagore, se convidando para uma visita rápida às Terras Altas de Tagoretinga, onde o músico pernambucano reina em isolamento. Artista e performer recifense e ativista dos direitos LGBTQIA+, Jáder realizou uma performance ao vivo de duas canções que trará em seu primeiro EP com uma energia de renovação descobrindo novas nuances e possibilidades. 

 

Karla Gnom vem com seu novo projeto autoral na música “Hitzada”, que conta com as participações especiais das MC’s Bione e Lety. Durante sua performance, Karla Gnom apresenta seu setlist composto de experimentações sonoras e outras produções autorais como Fábrica de Hino e T.R.E.T.A. Criada especialmente na semana em que a Um/Quarto completa seu primeiro ano de vida, a playlist 360 reúne uma coleção de tracks recém-lançadas, remixes e feats de artistas independentes que passaram pelos palcos virtuais da Um/Quarto ao longo dos últimos doze meses. 

 

Obras audiovisuais - De São Paulo, Thiago Pethit marca sua participação ministrando um vídeo/oficina em que ensina técnicas de preparação, respiração e expressão corporal para apresentações em público. A dançarina Flavia Pinheiro com um video/performance inédito em parceria com Francisco Baccaro. Seus trabalhos envolvem o corpo em movimento em relação a diferentes dispositivos. 

 

Para o lançamento de seu single “Pato Rouco”, Cássio Oli se juntou ao artista Gools para criar um jogo-clipe que reproduzisse a energia empolgante de sua música. Para interagir no game, é possível acessar via web ou Android através da Google PlayStore. 

 

A curadora independente, DJ, artista visual e apresentadora Paulete LindaCelva trouxe para o projeto um podcast do seu programa de rádio Mote entrevistando Yná Kabe Rodríguez. Produzido e editado pela Senta, a Senta TV apresenta momentos da televisão que introduziram no sexo desde a vovó até o bebê, num tempo em que a mídia era muito mais explícita e libertina. 

 

Trabalhos híbridos - Adotando o codinome de Rollinos, o artista visual Gabriel Rolim apresenta técnicas de pesquisa e síntese visual digital a partir de um material criado pela artista Eerie Please. Rollinos baseia seu estudo nos erros proporcionados por sistemas analógicos e digitais via sintetizadores e computadores. “Medo de Tentar” é um projeto fotográfico e poético criado pelo artista Bisoro. Nele, texto e imagem, juntos, buscam apresentar uma atmosfera contemplativa de espaços urbanos durante o início da pandemia no Recife. 

 

Jeane Vitória, 23, é uma artista visual que se apresenta através de sua persona, Apofenica. Seu projeto compõe diversos GIFs representando uma concepção artística envolvendo a percepção humana sobre a Apofenia. Nessa ótica, vultos são criados a partir de um fenômeno cognitivo de perceber padrões ou conexões em dados aleatórios. 

 

Experimento híbrido de arte, baseado na linguagem digital que toma forma através do Instagram, a Igreja Universsauria criou o “Darksocial”, um compilado de stories produzidos pela página, que faz menção direta às mídias e compartilhamentos de conteúdos digitais que não contêm nenhuma informação digital de referência sobre a fonte. 

 

Além do apelo imagético e sonoro, o projeto contempla textos reflexivos de rac quel, Lenne Ferreira, Ariana Nuala, Emannuel Bento e Arthur Cobat sobre diferentes temas comportamentais ligados à cultura contemporânea. O detalhe é que todos estes textos podem ser ouvidos na própria página reforçando a acessibilidade e inclusão para todos. 

 

Junto a todos eles estão os trabalhos de Afroito, Aurora Jamelo e Jorja Moura, Babi Jaques e Lasserre, DJ Incidental, DJ Punny, Evelli Eller, Hanni Palecter, Inaê Silva, JEAN, Kleber de Oliveira, Matheus de Bezerra, fffluxus, Okado do Canal e RENNA. Estes artistas inscreveram propostas para uma convocatória do projeto e estão apresentando obras inéditas em diferentes linguagens artísticas, da dança ao audiovisual, passando por djsets e performances.

 

Lista de artistas e obras

 

1. Afroito - Menga Session

2. Aoruaura - Indução ao processo de autodesconhecimento 00001

3. Apofenica - Apofenia

4. Ariana Nuala - desenhando feitiço com os pés

5. Arthur Cobat - Música e audiovisual na era do documental

6. Aurora Jamelo e Jorja Moura - Espelhos

7. Babi Jaques e Lasserre - Girassóis - Prelúdio

8. Benkes - Benkes et Tagoretinga

9. Bisoro - Medo de tentar

10. Cassio Oli e Gools - Jogo Pato Rouco

11. Cherolainne - Introdução ao DJ Set

12. DJ Incidental - Música Incidental

13. DJ Punny - Castelo&Safadeza

14. Eerie Please - Soothing Pain por Gabriel Rolim

15. Emannuel Bento - O Legado da Misty, a primeira grande boate LGBT do Recife

16. Enantios Dromos - ESO ESTA SABROSO #LIMITROFETELEVISION

17. Evelli Eller - Evelli Eller em capas de terra negra

18. fffluxus - Hipnos

19. Flavia Pinheiro - To Become

20. Hanni Palecter - O Formidável Deleite Audiovisual de Hanni Palecter - Parte 1

21. Igreja Universsauria - Darksocial

22. Inaê Silva - Oficina de Improvisação no Frevo

23. Jáder - Session Molotov.exe

24. JEAN - simulação_231-H264.mov

25. Karla Gnom - Karla Gnom apresenta Hitzada (part. MCs Bione e Lety)

26. Kleber de Oliveira - A escuridão, a caverna, a claridade

27. Lenne Ferreira - "Não me olhe assim, eu sou igual a você" Uma reflexão sobre a origem e os efeitos das “Diss” no universo Hip Hop

28. Matheus de Bezerra - Sobre o amor em Califórnia

29. Okado do Canal - DESAFIO - DJ PHINO VERSOS OKADO DO CANAL

30. Paulete LindaCelva - Mote

31. rac quel - [série de] Reverberações

32. RENNA _ (desc)construção

33. Rollinos - Filtro para Download

34. Rollinos - Oficina de videoclipe com Eerie Please

35. Rollinos - Wallpapers for Download

36. Senta - Senta TV

37. Thiago Pethit - Presença de Palco e Comunicação com Público

38. Um/Quarto - Um/Quarto 360

39. Urias & João Arraes - Foi mal (video arte)

40. Vitor Araújo – Mercúrio

 

SERVIÇO:

Coquetel Molotov.EXE

Lançamento da revista digital: 29 de março

www.coquetelmolotov.com.br 

Gratuito

Mais informações: contato@coquetelmolotov.com.br