sexta-feira, 26 de março de 2021

Petrolina lidera ranking de cobertura de água e esgoto em Pernambuco

 

O Instituto Cidades Sustentáveis divulgou, nesta terça (23), o índice com a avaliação dos municípios brasileiros em políticas de desenvolvimento sustentável. No ranking, Petrolina obteve o melhor desempenho de Pernambuco e a 9ª colocação no Nordeste. A avaliação levantou dados de 770 municípios do Brasil e segue critérios da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para elaborar o índice, o Instituto considerou 80 indicadores e 17 metas de desenvolvimento sustentável. Entre elas estão Água Limpa e Saneamento. O conjunto de compromissos faz parte da Agenda 2030, um pacto assinado por países-membros das Nações Unidas para enfrentamento dos principais problemas globais.

Neste índice de Água Limpa e Saneamento, que tem o objetivo de garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos, Petrolina atingiu 100% da população com serviço de água. Já em relação ao esgotamento sanitário, o levantamento mostrou que o município tem 83,6% de cobertura de esgoto. O estudo também apontou que 85% do esgoto de Petrolina é tratado antes de chegar aos rios, córregos e mares.

De acordo com a presidente da Compesa, Manuela Marinho, os resultados são reflexo do compromisso do Governo do Estado, através da Compesa, em universalizar o acesso à água e ao esgotamento sanitário em todo o estado, por meio de grandes investimentos e obras que estão transformando a vida das pessoas. “Nos últimos dez anos, foram investidos, apenas em Petrolina, mais de R$ 200 milhões em obras e projetos, o que contribui para avançar na melhoria e ampliação dos serviços que prestamos. Petrolina continua se destacando, neste e em outros índices de desenvolvimento, o que comprova nossos acertos e que estamos no caminho certo. Continuaremos avançando para promover no município um dos maiores programas de saneamento do Brasil”, afirmou.


lmprensa Compesa