domingo, 24 de maio de 2020

Professores lançam programa com trilhas de aprendizagem gratuitas para estudantes do Ensino Fundamental

Nas três últimas semanas um grupo de professores de todo o país se reuniu remotamente para desenvolver um conjunto de trilhas de aprendizagem para estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. O resultado dessa iniciativa organizada pelo Amplifica em parceria com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures é o Simplifica, uma jornada de experiências de aprendizagem guiadas por experimentações, reflexões e desafios. O acesso às trilhas é realizado através do website: www.amplifica.me/simplifica e o apoio técnico às redes será realizado pela Sincroniza Educação.

O programa Simplifica nasceu do desejo de disponibilizar a gestores, educadores e pais uma sequência de conteúdos capazes de ajudar na organização do aprendizado remoto dos estudantes. São trilhas leves e divertidas que facilitam a aprendizagem a partir de experiências pensadas para motivar os estudos por meio de atividades que, apesar de estarem disponíveis no ambiente online, consideram tanto os estudantes com alta conexão à internet, como também aqueles com dificuldades de acesso. 

Para desenvolver as trilhas, o Amplifica lançou em março uma chamada pública que reuniu cerca de 2000 professores, de todas as regiões do país, interessados em atuar como autores do programa. Desse número 32 professores foram selecionados e começaram a desenhar imediatamente experiências de aprendizagem referentes aos componentes curriculares do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Todo o trabalho está sendo feito de forma remota através de criação colaborativa e de reuniões em ferramentas como o Google Slides e o Meet que integram a suíte Google for Education.

Os 32 professores atuaram em conjunto com o núcleo acadêmico do Amplifica, composto por 10 profissionais da educação entre professores, desenvolvedores e designers, responsáveis pela estrutura geral do programa. 

Números e estrutura

Ao todo, o Simplifica está desenvolvendo 8 semanas de conteúdos norteados por um conjunto de temas inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Cada semana apresenta experiências desenvolvidas de acordo com os seguintes temas: viver em comunidade, igualdade, sustentabilidade, seres vivos, inovação, consumo responsável, bem-estar, mundo do trabalho e projeto de vida. 

O processo de criação também foi orientado pelas competências gerais e habilidades específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As experiências de aprendizagem desenhadas pelos professores apresentam uma ficha técnica que detalha os elementos norteadores de cada proposta. Essas informações são apresentadas nos conteúdos especificamente produzidos para o acesso de professores e gestores.