quinta-feira, 28 de maio de 2020

PMPE e Grande Recife ampliam fiscalizações para cumprimento de medidas sanitárias

As secretarias de Defesa Social (SDS) e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) estão reforçando a fiscalização das medidas sanitárias no transporte coletivo. Na tarde desta quinta-feira (28), a operação Transporte Seguro, da Polícia Militar, e profissionais do Grande Recife Consórcio de Transporte estarão com pontos de blitz em alguns dos principais corredores viários do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata verificando o uso obrigatório de máscaras e distribuindo o equipamento para quem não possui, distanciamento entre as pessoas e o respeito à capacidade máxima dos ônibus. Essas ações se estendem até o próximo e domingo (31) e objetivam, na última semana da Operação Quarentena, intensificar a prevenção à disseminação da Covid-19.

“Com as operações Terminal Integrado Seguro e Choque de Ordem, já estamos fazendo fiscalizações e ordenamentos em oito terminais integrados. Agora, estamos dando um passo à frente, com a incorporação da Operação Transporte Seguro, ordinariamente voltada à prevenção e repressão aos assaltos a coletivos, e que passará a colaborar também com as determinações sanitárias. Esse é um esforço grande de todo o efetivo de segurança e do Grande Recife Consórcio para proteger a população, que deve fazer a sua parte, seja ficando em casa e, em todos os momentos e locais, respeitando as normas de prevenção ao novo Coronavírus”, diz o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Segundo coordenador da Transporte Seguro, major Jean Cândido de Melo, serão 9 equipes distribuídas em corredores de grande fluxo das cinco cidades da Quarentena. “Nossa ação tem como foco o período da tarde e noite, nos horários de pico da volta pra casa. Além das abordagens com o objetivo sanitário, como a justificativa para estar circulando, o distanciamento entre as pessoas e também fornecendo máscaras aos passageiros, estaremos fazendo consultas dos aparelhos no sistema Alerta Celular e outros procedimentos de rotina que previnem crimes e trazem segurança à sociedade”, explica.

BALANÇO DA OPERAÇÃO QUARENTENA - Durante os 12 dias da Operação Quarentena em Pernambuco, as forças de segurança pública do Estado, em parceria com órgãos das prefeituras dos cinco municípios, realizaram mais de 143 mil abordagens a veículos, orientaram mais de 200 mil pessoas e fiscalizaram cerca de 31 mil estabelecimentos. Em toda a operação, 15 mil profissionais das operativas da SDS foram mobilizados, em escalas de plantão.

Nesta quinta-feira (28/05), há 1.656 policiais e bombeiros atuando exclusivamente na Operação Quarentena e na Choque de Ordem, 60% a mais do que o empregado nos primeiros dias. Diariamente, são montados 61 pontos de bloqueio em ruas e avenidas, assim como estão nas ruas 86 equipes da Operação Choque de Ordem, que fiscaliza o comércio e demais estabelecimentos não-essenciais que devem permanecer fechados durante a quarentena.

Imprensa Grande Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário