terça-feira, 9 de outubro de 2012

Marcelino Guedes, Compesa e Suape recebem homenagem do Itep


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai homenagear amanhã (10), nas comemorações dos seus 70 anos, instituições parcerias e personalidades por meio da concessão do Prêmio Pelópidas Silveira 2012. Receberão o prêmio o Sebrae, na categoria empresa; o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, na categoria personalidade; na categoria Governo, o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape; e na categoria gestor, a superintendente de Inovação Tecnológica da instituição, Marcia Maria Pereira Lira, que coordena a área de Educação Profissional e Tecnológica do Itep.

A cerimônia terá início às 18h, no auditório Pelópidas Silveira, na sede da instituição, com a saudação do presidente do Itep, Frederico Montenegro. Logo após, haverá a premiação aos vencedores do I Concurso de Fotografia – 70 anos do Itep, voltado para colaboradores e ex-colaboradores. Serão escolhidas a foto mais antiga e a mais representativa para a história do Itep. O colaborador que apresentou maior número de fotos também receberá premiação. A comissão julgadora do prêmio é formada pelos colaboradores Geraldo Magela (Incubatep), José Neto (NCOM) e Simone Rosa (Memória Técnica).

Atualmente, o Itep é uma entidade civil sem fins econômicos, qualificada como organização social pelo Governo do Estado, que executa políticas públicas não exclusivas de Estado – por meio de contratos de gestão – nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica, Meio Ambiente, Tecnologia e Comunicação Digital, Inovação e Empreendedorismo, Construção Civil e Tecnologias Ambientais, Recursos Hídricos. Também presta serviços tecnológicos empresas privadas e instituições públicas nestas áreas e outras como Química e Biotecnologia, Segurança Alimentar, Engenharia Civil, Biocombustíveis, Ciência e Tecnologia de Materiais, Metrologia e Automação, Normalização e Certificação.

HISTÓRIA – Nos idos dos anos 1940, professores e engenheiros oriundos da Escola de Engenharia (UFPE) iniciaram um movimento para instalar no Estado um instituto voltado para o aprimoramento tecnológico nas áreas de Solos e Fundações, Química Industrial e de Materiais de Construção, baseando-se no exemplo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo.

Entre estes profissionais estavam o ex-prefeito Pelópidas Silveira, Antônio Baltar, Murilo Coutinho e Sizenando Carneiro Leão, então presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado. Oficialmente, o Itep foi criado no dia 13 de outubro de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, mas suas atividades começaram em 1943. A primeira sede ocupou prédio na Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife. Aos poucos, a instituição foi ampliando sua área de atuação e também realizou serviços em vários Estados do País, realizando análises em obras nas barragens de Orós (CE) e nos aeroportos de São Luís (MA) e Teresina (PI).

Ao longo de sua trajetória, o Itep teve 26 presidentes (sendo quatro mulheres), dos quais três dirigiram a instituição em dois períodos. Os primeiros presidentes do Itep foram: Murilo Domingues Coutinho (março de 1943 a fevereiro de 1946), João Holmes Sobrinho (fevereiro a agosto de 1946) e Almir Fernandes Barros (agosto de 1946 a agosto de 1948). Por ocasião do aniversário dos 30 anos do Itep, o então presidente Saul Zaverucha apresentou o projeto de construção da nova sede na Várzea, num terreno de 12 hectares cedido pelo Ministério da Agricultura. A nova sede foi inaugurada em 1986, na gestão do presidente Roldão Gomes Torres.

Nestes 70 anos, o Itep passou por diversas mudanças jurídicas, tendo sido autarquia e fundação pública. Em 2003, o Governo do Estado implementou uma nova estrutura na máquina administrativa e extinguiu a Fundação Itep, tendo sido criada a Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) por então colaboradores da fundação, uma entidade civil sem fins econômicos para prestação de serviços ao Estado. 

Instituto de Tecnologia de Pernambuco