quarta-feira, 21 de maio de 2025

Estudantes de Jornalismo do UniFavip participam da 25ª Assembleia Xukuru do Ororubá


Alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário UniFavip Wyden estiveram, no último sábado (17), na Aldeia Pedra D’água, no Território Indígena Xukuru do Ororubá, em Pesqueira, para acompanhar a abertura da 25ª edição da Assembleia Xukuru do Ororubá. O evento, que este ano traz o tema “Limolaygo Toype: Do passado violado ao presente criminalizado”, reúne lideranças indígenas e marca um momento de reflexão sobre as causas dos povos originários.  

A atividade envolveu estudantes matriculados nas disciplinas de Introdução à Fotografia e Fotojornalismo, sob a coordenação do professor Diogenes Barbosa. “Durante a visita, pudemos acompanhar atividades que sequer podem ser registradas, por fotografia ou vídeo. Momentos que nos aproximam e nos ajudam a entender melhor sobre tradições as quais conhecemos muito pouco ou quase nada. Tenho certeza que, para a formação dos estudantes, a atividade foi muito importante”, afirma Diogenes.  

Para a maioria dos alunos, essa foi a primeira experiência em um território Xukuru. A estudante Ana Beatriz Maciel, que cursa o primeiro período de Jornalismo, destacou a importância do evento. “Participar da Assembleia foi uma experiência profundamente significativa, não apenas por ser realizada em minha aldeia, mas por representar um reencontro com minhas raízes, minha cultura e minha espiritualidade”, afirma.  

Além das vivências culturais, os estudantes puderam acompanhar os discursos de autoridades, incluindo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru.  

A Assembleia Xukuru do Ororubá acontece anualmente, entre os dias 17 e 20 de maio, em homenagem ao Cacique Chicão, assassinado em 1998 em meio à luta pela demarcação do território Xukuru. O evento reforça a resistência do povo Xukuru e sua determinação em manter viva sua história e identidade.