Um canal de umidade, influenciado por um sistema frontal, provocou chuvas significativas ao longo do domingo (18) na divisa entre Alagoas e Pernambuco. O fenômeno meteorológico permaneceu estacionário, acumulando mais de 50 mm em diversas localidades da Mata Sul e Agreste pernambucano.
De acordo com previsões meteorológicas, a segunda-feira (19) será marcada pela continuidade das chuvas, com acumulados moderados a fortes na Mata Sul e Agreste Meridional e Central. A borda do sistema pode atingir parte da Região Metropolitana do Recife, onde são esperadas precipitações moderadas, podendo ser fortes em alguns pontos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para precipitação acumulada intensa, destacando a necessidade de atenção para impactos como alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de risco. Em Recife, a previsão indica temperaturas entre 24°C e 26°C, com umidade do ar em 87% e 100% de chance de chuva ao longo do dia.
Autoridades recomendam cautela aos motoristas e pedestres, além do acompanhamento frequente das atualizações meteorológicas.