Com o intuito de aprimorar as políticas públicas – educação, saúde, emprego, entre outros – voltadas para as mulheres negras de 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) foi instituída, no âmbito da Secretaria Estadual da Mulher, a Comissão de Mulheres Negras Metropolitanas. A formação do grupo ocorreu essa semana em reunião da sede da SecMulher, no bairro do Recife. As mulheres negras que moram no interior do Estado já são contempladas junto à comissão de mulheres rurais.
A equipe é presidida por Lindacy Assis, representante do município de Olinda, que comentou a parceria com a sociedade civil vem produzindo propostas para melhorar a qualidade de vida das mulheres negras.
Para a gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher, Fábia Lopes, essa é uma importante oportunidade de dar visibilidade às mulheres negras que moram nos municípios da RMR, “com a comissão será mais fácil o acesso às políticas públicas voltadas para essas mulheres”.
Ela considera um avanço para Pernambuco reunir mulheres da periferia para discutir as questões que vão impulsionar a melhoria da qualidade de vida das mulheres negras. “Essa comissão pode avançar na formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas especificas”, diz a gestora.
LIVRO - A Secretaria da Mulher relançou o livro Mulheres Construindo a Igualdade- Caderno Etnicorracial, durante evento do Comitê Estadual de Promoção a Igualdade Etnicorracial (Cepir/Pe), em homenagem a Yalororixá Helda Viana, rainha do maracatu Porto Rico. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O evento foi coordenado pelo secretário executivo do Cepir, Jorge Arruda e foi realizado no casarão da Universidade Católica de Pernambuco, Unicap, reunindo cerca de cinquenta pessoas. No local, estavam expostas fotos e banners referentes aos movimentos negros.
A assessora da Gerência de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres da SecMulher, Karine Farias, representou a Secretária Cristina Buarque no evento. Ela destacou que o livro é um marco para o povo negro, em especial para as mulheres negras, “em continuidade às ações, a SecMulher vai fortalecer essas políticas com a criação da comissão da mulher negra metropolitana”, conclui.
O livro da SecMulher aborda a questão de estrutura da sociedade brasileira, que foi edificada historicamente sobre uma base de desigualdades raciais, étnicas e de gênero. O volume tem 20 capítulos que tratam entre outros temas da introdução à história e aos conceitos de desigualdades, políticas e legislação.
Secretaria da Mulher de Pernambuco