quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Chapéu de Palha Mulher Pesca 2012‏

Agora chegou a vez de mostrar, mulher pescadora também chega lá”. Esse refrão adaptado da música Mulher Brasileira, de Benito di Paula,  retrata bem o sentimento de centenas de pescadoras e marisqueiras que lotaram o auditório do Teatro Tabocas, no Centro de Convenções, na última terça-feira, 20, para o encerramento do projeto Chapéu de Palha Mulher Pesca Artesanal 2012. O evento contou com a presença da Secretária da Mulher, Cristina Buarque, de técnicas da Secretaria, representantes de Organizações não Governamentais envolvidas no projeto e outras autoridades. 

A alegria estava estampada no rosto de cada uma das pescadoras presentes no local, que subiram ao palco e entocaram canções e declamaram poemas e cordéis. Nessa primeira edição do projeto, voltado para a pesca artesanal, foram atendidas 2.800 mulheres pescadoras com cursos de cidadania, políticas públicas e formação profissional. A ideia é oferecer alternativas de trabalho e renda em épocas da sazonalidade da atividade. Mais de 153 profissionais participaram na formação das mulheres com políticas públicas. “O Chapéu de Palha Mulher Pesca é a inclusão do segmento da população pernambucana que nunca foi acolhida por outros governos. È o resultado da união entre poder público e sociedade civil”, afirma a secretária da Mulher, Cristina Buarque. 
A pescadora Maria José da Silva, do município de Rio Formoso, na Mata Sul, disse que, ao participar dos cursos do Chapéu de Palha Mulher Pesca, descobriu que tem direito a vários benefícios como aposentadoria e auxílio maternidade. “Passei a minha vida junto com a minha família e não tinha ideia que tinha direito a essas vantagens, que conheci durante o curso de políticas públicas”, comenta a pescadora. Maria Aparecida Santana, de Jaboatão dos Guararapes, registrou que a SecMulher realizou um importante trabalho com as pescadoras “agora sabemos valer os nossos direitos”, conclui.
Secretaria da Mulher de Pernambuco