terça-feira, 31 de julho de 2012

As propostas de Jorge Alexandre para Camaragibe


O candidato a Prefeito de Camaragibe  Jorge Alexandre – PSDB  reuniu-se ontem à noite,  com os presidentes dos partidos aliados e   candidatos à Câmara Municipal, além de coordenadores de campanha e militantes para apresentar suas propostas de campanha.  
EDUCAÇÃO
      Na educação: Quando o assunto é educação vamos promover um choque de gestão na educação de Camaragibe. Vamos investir pesado do pré-escolar aos cursos de profissionalização.  As nossas unidades escolares não serão meros prédios, serão um elo transformador da realidade da comunidade. No nosso governo vamos implantar gradativamente:
 1- A escola integral de referência que, é uma escola aberta onde os alunos e a comunidade local terá acesso aos cursos normais e os de qualificação de segunda a domingo, oferecendo aos nossos alunos conhecimento, cultura, lazer  e  esporte.  Outra coisa importante para educação de nossa cidade é, a infraestrutura das escolas, os nossos alunos não suportam  mais estudar em salas de aulas quentes no verão e inundadas  no inverno, o quadro e o giz são coisas do século passado, temos que equipar nossas escolas com salas de multimídia, bibliotecas e área de lazer e esportes, espaço de informática com acesso a internet. Vamos investir pesado em cursos profissionalizantes. 
2-     Nosso Estado vem crescendo a olhos vistos e, precisa de mäo de obra qualificada, o que eu vejo é que todos os dias surgem vagas de empregos novos, mas falta qualificação. A nossa proposta é criar centros educacionais voltados aos cursos profissionalizantes, e digo mais, vamos acompanhar esses jovens desde o inicio do curso até sua colocação no mercado de trabalho. Através de parceria entre o governo  municipal e as empresas privadas. 
3-     No nosso processo de gestão de educação as creches serão prioridade, essa demanda será tratada com todo carinho pela nossa administração. 
4-     Outra preocupação de nosso governo é a valorização do servidor, a carreira docente tem que ser atraente, com planos de cargos e carreira, com incentivo constante para que o professor se sinta motivado e valorizado dentro da sala de aula.  Não podemos, e não vamos perder nossos mestres para as redes privadas.

     CULTURA, ESPORTE E LAZER
 Uma cidade que não oferece esporte, lazer e cultura aos seus moradores é uma cidade sem cidadania. Vamos criar a) centros poliesportivos dotados de pista de atletismos, quadras, espaços para jogos de mesa, ambientes planejados de jardinagem, brinquedos para nossas  crianças, e academias ao ar livre. Esses espaços vão servir também, para estimular convivência social entre os moradores. Os centros não servirão apenas para lazer, mas para a criação do atleta profissional.
b) Vamos criar um polo multicultural na vila da fabrica, dentro desse projeto tem a inclusão do teatro municipal no circuito de teatros de Pernambuco. 
c) Outra coisa pelas características de Aldeia vamos inseri-lá no circuito do frio. O mais importante de tudo isso, é o resgate cultural pelos nossos jovens de tradições como: caboclinhos, grupos de teatro, de tarpeceiras e para completar teremos como parceira a fundação José Carlos Mendonça-Pinga que irá promover novos talentos na área musical. 
Em nosso plano de governo, Aldeia não foi esquecida.  Nosso pensamento para o bairro é macro, vamos trabalhar na conservação das áreas, para manter sua característica serrana, ao mesmo tempo em que estamos planejando a criação do pólo gastronômico e de ecoturismo, esse projeto se dará em parceria com os empresários locais, vamos capacitar e qualificar os moradores para serem inserido nesse contexto.  Vamos resolver o problema de acesso à região, isso é um compromisso meu.
SEGURANÇA
Quando o assunto e segurança pública vamos enfrentá-la de frente, junto com o governo Estadual. Vamos acabar com essa historia de que segurança também não é responsabilidade do governo municipal e que deve ser tratada sempre pelos outros. O município tem sim responsabilidade e, vamos contribuir com nossa parte. Vamos realizar ações de prevenção na área de educação, urbanização e iluminação pública. A participação da sociedade é fundamental dentro desse processo. Agora, as ações de parceria devem ser implantada, com o governo do Estado para aumentar o efetivo de policiais, vamos implantar câmeras de monitoramento  24h, em áreas críticas, essas câmeras irão auxiliar na segurança, bem como a defesa civil na prevenção de acidentes. Vamos criar a secretaria de cidadania e segurança pública.

SAUDE
Saúde não é só hospital, saúde é infraestrutura básica é prevenção. Pensamos em propostas em que as unidades estejam próximas da comunidade que dão cobertura e que o atendimento seja de qualidade. É inaceitável ter quer dormir em uma unidade de saúde para marcar uma consulta, isto tem que acabar. Nosso pensamento é estruturar as unidades para que possam prestar um serviço de qualidade, isto inclui: dotar as unidades com equipamentos básicos, medicamentos, aproximar da comunidade o serviço de apoio ao diagnóstico como coleta de material para exames laboratoriais, diminuir o tempo de entrega de resultados. Humanizar para mim é isto, não é colocar televisão para distrair o paciente. Os governos federal e estadual estão fazendo a parte deles, tanto que estão liberando a construção de UPA no nosso município, mas o município tem que fazer a parte dele, gestão eficiente dos recursos é fundamental.

COMBATE AS DROGAS
Pensamos em três frentes, parcerias com instituições para recuperar a pessoa acometida pela droga, prevenção com educação e profissionalização da população com vulnerabilidade. Nossa preocupação envolve também sobre o consumo de drogas lícitas, informação e prevenção é o grande desafio. Pensamos em pessoas, não só o indivíduo, mas em sua família.

INFRAESTRUTURA
Tenho caminhado por todos os bairros de Camaragibe, o que mais tenho ouvido e me impressionado é a falta de infraestrutura básica de nossa cidade, não podemos admitir que uma cidade com quase 150 mil habitantes, tão próxima de Recife, ainda tenha uma infraestrutura básica de poucas cidades do sertão. Temos bairros com falta de abastecimento de água, onde as pessoas são obrigadas a carregar água na cabeça, como acontece no bairro das Carmelitas, temos 70% de ruas sem calcamentos, esgotos a céu aberto, uma total falta de saneamento básico. Não basta, trazermos saúde de qualidade, educação de qualidade se, não dermos cidadania as pessoas, pois, quando não temos ruas calçadas e saneamento básico as pessoas adoecem mais, e consequentemente utiliza muito mais a rede de saúde. Os serviços públicos, ou seja, coleta de lixo, transporte, policiamento, atendimento medico não chegam até a casa do cidadão. Nos períodos de chuvas quases todas as ruas ficam com difícil acesso causando sérios transtornos, que além, de não poder se locomover ainda sofre com o risco de deslizamento e desmoronamento por causa da falta de investimento em muros de arrimos e escadarias. É compromisso meu: calçar as ruas de Camaragibe e, em parceria com o governo do estado, que já anunciou um projeto de milhões para investimento em saneamento básico para toda Região Metropolitana, resolveremos assim, grande parte dos problemas que Camaragibe enfrenta.
O plano de governo do candidato na integra estará disponível no site oficial do candidato: http://www.jorgealexandre45.com.br/