segunda-feira, 23 de julho de 2012

Censo penitenciário de Pernambuco

Na terça-feira (24/7), a partir da 8h, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, a Secretaria de Ressocialização, através da sua Gerência de Tecnologia da Informação, promoverá Workshop visando apresentar o Censo Penitenciário de Pernambuco. O objetivo do evento é capacitar as pessoas envolvidas na operacionalização do projeto, estimulando o uso correto dos recursos tecnológicos que estarão disponíveis. Além disso, o encontro busca estabelecer a troca de experiências, por meio do diálogo sobre os temas propostos.
 
 
Censo Penitenciário de Pernambuco
 
Em mais uma ação pioneira no Brasil, o Governo de Pernambuco investe na utilização da tecnologia em prol do Sistema Penitenciário. Por meio desta iniciativa será possível traçar o perfil socioeconômico de todos os 25 mil reeducandos do Estado.  A pesquisa levará em conta os seguintes fatores: família, educação, trabalho e saúde. Desta forma será possível realizar o planejamento e aplicação de políticas penitenciárias mais adequadas e voltadas à ressocialização.
 
Como será realizado?
 
O levantamento das informações acontecerá nos meses de agosto e setembro de 2012, em todas as unidades prisionais do Estado, e contará com a participação de cerca de 200 profissionais, entre gestores, agentes de segurança penitenciária, técnicos e terceirizados.
 
Segurança
 
Os reeducandos serão cadastrados em Banco de Dados através de biometria, por meio da identificação digital. Estas informações serão utilizadas pelos órgãos de segurança pública, seguindo às diretrizes do Pacto Pela Vida.

Parcerias

 
O Censo Penitenciário de Pernambuco é uma Meta Prioritária. Trata-se de uma ação da Secretaria de Ressocialização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Instituto   de Identificação Tavares Buril - Secretaria de Defesa Social -, Poder Judiciário e a Polícia Federal.
 
Investimento 
 
Com recursos próprios, o Estado está investindo cerca de R$ 1 milhão neste projeto.


Secretaria de Ressocialização de Pernambuco