domingo, 22 de julho de 2012

Gustavo Pardal: o pernambucano vencedor da Maratona do Humor

Na tarde de hoje (22), no programa Tudo é Possível, da TV Clube/Record, nada menos que CINCO pernambucanos estavam hoje na final da Maratona do Humor, sendo quatro na equipe laranja (Diego Curvelo e Os Embromation) e um na equipe goiaba, o humorista e biomédico Gustavo Pardal. Jovem, bonito e carismático, o comediante acabou conquistando uma legião de fãs e tietes (a quem chama carinhosamente de "pardalzetes") e entre suas histórias no Stand Up Comedy estão a maratona para consumir iogurte, andanças no transporte coletivo, bullying e relacionamentos amorosos. Especializado no chamado "humor de cara limpa", acabou sendo revelado ao País através dos jogos de improviso da Maratona do Humor. A exposição acabou rendendo a Pardal uma agenda de shows que incluiu as cidades de Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Arapongas/PR, São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG, além de temporadas no Recife com o grupo Ideais da Comédia (com Rodrigo Marques, Kedny Silva e Renato Bartolomeu, este último seu irmão) e com a dupla O Gordo e o Mago (Rodrigo Marques). A dupla é responsável pelo 1º Campeonato Pernambucano de Open Mic's  cujo objetivo é revelar novos nomes para o Stand Up Comedy no Recife. Com a simpatia que lhe é peculiar, Gustavo nos concedeu uma entrevista, falando de sua vida, suas carreiras, seus objetivos e dando algumas opiniões, sobre o politicamente correto no humor.



1) Quando vc percebeu que poderia fazer comédia profissionalmente? E como foi seu início de carreira artística?
Desde criança eu sempre fui o brincalhão da turma, da família. Eu e meu irmão inventávamos de tudo: passávamos trote para todo mundo, ligava para rádios para brincar com o apresentador, mandávamos mensagens fonadas no dia do aniversário da galera e por aí vai. Foi quando decidimos montar um grupo para animar festa de aniversário, surgiu a oportunidade de se apresentar em um bar, onde ocorria um laboratório para novos comediantes. Isso foi em Agosto de 2008.  Desde esse dia, comecei a criar textos, fui apresentando em outros grupos, montamos Os Ideais da Comédia, e , com o tempo, vou aprendendo cada vez mais.

2) E quais as primeiras reações de família e pessoas próximas?
Eles sempre souberam que tinha que fazer algo ligado a isso. Quando comecei, eu estava na faculdade de Biomedicina. Chamava meus amigos e familiares para assistir minha apresentação, eles gravavam e apoiavam muito. Tudo começou como uma brincadeira e foi crescendo, crescendo, e de repente me vi fazendo shows em teatros, outros estados, até que, graças a Deus, cheguei na televisão e fiquei mais conhecido. E pode ter certeza que isso é um pouco de tantos sonhos que quero realizar ainda. E, se hoje me vejo realizado, foi graças a todos que me apoiaram, inclusive meus pais e amigos.

3) Além de comediante, você também é biomédico. Dá pra conciliar as duas atividades?
Olha, no momento eu faço pesquisas na faculdade, e como você sabe, isso requer tempo. Entretanto, são duas coisas que amo fazer, e quando fazemos o que gostamos, fica muito mais fácil e prazeroso. E ainda conto com o apoio de algumas pessoas que me ajudam muito nas pesquisas.


4) A TV te trouxe uma maior visibilidade. Isso também aumentou no assédio de fãs?
Olha, se carinho for considerado assédio, posso dizer que aumentou sim. Fico feliz em consegui levar alegria a tantas pessoas que me falam palavras que chegam até a me emocionar. Acreditava que poderia agradar a algumas pessoas, mas me surpreendi muito com a quantidade de pessoas que gostam do meu trabalho e com as mensagens que recebo. E como já disse várias vezes, não tem dinheiro que pague isso.

5) Quem são suas maiores influências no Stand Up Comedy?
Quando comecei a fazer stand up comedy, eu não fazia idéia do que era, portanto, acho que minha maior influência no humor não é um comediante stand up comedy. O nome da criança é Roberto Bolãnos, vulgo Chaves! Foi através desse programa que aprendi muito o que é um humor inteligente, de palavras fáceis e de acesso para todas as idades. Outro que também não posso esquecer é Ramon Valdez (Seu Madruga). Atualmente, um comediante que admiro muito é Marcelo Adnet.

6) Para você, humor tem limites? E o que você pensa dessa patrulha "politicamente correta"?
Eu acho que o limite está na cabeça de quem assiste o humor. Uma coisa pode me ofender e ao mesmo tempo não ofende você. Acho que o que deve existir no humor não é um limite, mas sim, um bom senso. Existem piadas que são desnecessárias e não são elas que indicarão a qualidade do comediante. Porém, é óbvio que humor certinho demais se torna monótono. Eu penso da seguinte forma, mesmo não gostando de usar palavrões nos meus shows, acho que quem se submete a sair de casa para um show de comédia, deve estar preparado para tudo (quase tudo), se vai gostar ou não, ai já é outra história. Quem vai arcar depois com isso é o comediante.

7) Você, ao lado do também comediante Rodrigo Marques, está promovendo um campeonato para novos iniciantes na comédia. Por que essa ideia de garimpar gente nova?
Como respondi acima, comecei em um laboratório para novos comediantes. Nada mais justo do que passar essa idéia a frente e incentivar o surgimento de novos humoristas. Ficarei muito feliz em ter um desses comediantes fazendo muito sucesso futuramente. É claro que quando isso acontecer, terão que me recompensar com bandejas de iogurte.

8) Seus fãs e principalmente as Pardalzetes elogiam muito o fato de vc ser atencioso e corresponder à admiração que têm por você e seu trabalho. Para você, por onde deve passar essa questão do relacionamento entre ídolo e fã?
Essa relação é algo que surge de uma forma tão espontânea e carinhosa, que acho que não devem existir regras que controlem essa relação. Eu fico muito feliz com todo o carinho, e me torno fã de cada uma dessas pessoas. Acho que a relação que se criou foi de amizade, e entre amigos tudo pode acontecer (quase tudo, mais uma vez...kkkkkkkkk). Criaram vários fã-clubes, nunca que imaginava ter um fã-clube composto por pessoas que só me colocam para cima e me apoiam, e foi ai que surgiram as Pardalzetes. Não citarei o nome de nenhuma, pois são muitas (modéstia a parte.. kkkkkkkkkkk) e não quero deixar de falar de nenhuma, afinal, cada Pardalzete é especial para mim da mesma forma e amo todas elas!!!!

9) Você é apontado como alguém de muitas qualidades, como artista e como pessoa. Mas e os seus defeitos, quais vc apontaria?
Fico muito feliz se sou apontado assim... Vou procurar saber sobre isso. kkkkkkkkk  Bom, vamos lá: quero acabar tudo rápido ( quase tudo, de novo) kkkkkkkkk, ou seja, sou apressado, impaciente ( não gosto de esperar), demorado para algumas coisas, muito vaidoso, preguiçoso, guloso, mesmo que meu porte físico não mostre isso, às vezes sou mandão, ciumento, às vezes...Tá bom né...Se não fico sem nenhuma fã...kkkkkkkkkk

10) Você se considera romântico? Casamento e filhos estão em seus planos?
Me considero. Acho que isso é o principal para conquistar uma pessoa. Além da humildade, do bom caráter e do amor. Portanto, pretendo sim, me casar, ter filhos, netos, bisnetos, tataranetos e por ai vai...

11) Na mais recente twitcam (18 de julho), vc revelou que iria transformar a história do Iogurte  em um curta-metragem. Como surgiu a ideia e a exibição está prevista para quando?
Surgiu durante a própria twitcam. Na minha opinião, foi minha história que mais marcou, e por ser uma história verídica, e já gostar de fazer curtas ao lado do meu irmão, resolvi fazer um curta sobre ela, onde as pessoas que fazem parte dela, minha mãe, meu irmão (o também comediante Renato Bartolomeu) irão participar. Acho que mês que vem ela está pronta.

12) A Maratona do Humor terminou hoje, e agora, quando e onde podemos ver suas apresentações? 
Na televisão, ainda não tem data prevista, mas podem ter certeza que isso é só o começo. Agora que gostei, não vou parar. Mas para quem quer me assistir pessoalmente, me apresento todas as Terças no Recife ( Hamburgueria Vintage, Rua do Futuro, Bairro das Graças, às 21:30h), inclusive é lá onde acontece o campeonato de Open Mic. Dia 17 estarei me apresentando em Vitória de Santo Antão, com o meu show solo: Olha o Passarinho. Em Outubro, também estarei apresentando o meu show solo em São Paulo. Me apresentarei em Santos. E em breve, Recife e Salvador receberá o Passarinho também. No bom sentido. Sem falar que voltarei a Minas e ao Paraná também...E pecorrerei todo o Brasil, se Deus quiser!!!!

13) Deixe uma mensagem para os/as que admiram seu trabalho.
Quero agradecer por todo o carinho que tenho recebido, desde a primeira aparição. É muito bom saber que tem pessoas que se sentem felizes em te ver e que ficam felizes em receber uma mensagem sua. Isso só confirma que eu escolhi o caminho certo, pois, esse é o melhor presente que essa carreira poderia me proporcionar. Obrigado pelo amor, pelas mensagens, por ser tão queridas e queridos. Quero que saibam que toda conquista em minha vida é de vocês também, e o que estiver ao meu alcance para retribuir todo esse carinho, eu farei. Amo muito vocês e espero, em um dia muito próximo, me apresentar em cada cantinho do Brasil para conhecer todos vocês. Beijo Pardalzetes e abraço marmanjos!!!!


Para finalizar, um rápido perfil:


Formação Acadêmico-Profissional: Biomedicina

Religião: "Gosto de várias religiões, pois, acredito que o importante é praticar o bem e confiar em Deus, mas as que frequento são: Espiritismo e Catolicismo"

Um livro: O Monge e o Executivo

Um filme: A Máquina do Tempo

Um homem bonito: "Meu Pai"

Uma mulher bonita: "Minha mãe e minhas Pardalzetes"

Um homem inteligente: "Meu Pai ( grande inspiração para mim), Chico Xavier, Gandhi...e o maior de todos: Jesus"

Uma mulher inteligente: "Minha mãe ( foi uma que passou o gene da comédia para mim), Princesa Isabel, Carla Perez e Maria"


Estilo musical favorito: "MPB, Frevo, anos 80, 70, 60... Forró pé-de-serra, Pop, todos tocados com gaita de fole e flauta doce... Difícil definir apenas um"

Time de futebol: Sport Club do Recife

Esporte preferido: "Futebol e Porrinha"

Prato favorito (além de iogurte, claro): "Como sabia que seria iogurte? kkkkkk" Pizza

Frase: "É melhor se arrepender do que fez, do que se arrepender do que não fez!"  Gubape Godasis


Aos que não conhecem o trabalho do Gustavo Pardal na TV Record, assistam o vídeo abaixo: