sábado, 28 de julho de 2012

O bairro do Arruda ganha sexta UPA construída pelo Governo do Estado no Recife


O governador Eduardo Campos assinou, nesta sexta-feira (27/7), às 8h30,a Ordem de Serviço para construção da 15.º Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Estado, dessa vez no bairro recifense do Arruda. A nova UPA vai receber investimentos de R$ 6 milhões, e abre as portas à comunidade em janeiro de 2013, beneficiando 47 bairros da região, entre eles, Beberibe, Cajueiro, Hipódromo e Água Fria.

Com capacidade para 500 atendimentos ao dia, a UPA Arruda vai ocupar uma área construída de 1.500 m2 e gerar 200 empregos diretos, entre profissionais de saúde e demais serviços necessários para seu funcionamento. Esta será a 6.º unidade a funcionar na capital.  “Essa é uma área que precisa de um equipamento como esse. Cerca de 95% dos atendimentos serão resolvidos na própria UPA, construída no mesmo padrão das outras”, disse o governador.

Para Eduardo, a construção da UPA Arruda inicia um novo tempo da saúde em Pernambuco. “Dessa maneira, vamos fechando todo o esquema da urgência e emergência e nos preparando para avançar nas especialidades, as UPAs Especialidade, que cobrem a demanda que vem do PSF, de exames complementares”, afirmou o governador.  

A unidade será erguida ao lado do Estádio José do Rego Maciel, na popular rua do Canal (av. Professor José dos Anjos), onde hoje funciona um campo de futebol e uma praça, que serão remanejadas, mas mantidas no local com melhor estrutura, para felicidade dos peladeiros de plantão, como Adeílson José do Nascimento. “Vai ficar melhor. Conseguimos a UPA e um campo decente, com tudo que temos direito. Todos os dois são muito importantes para a comunidade”, comemorou Nascimento. 

Estiveram no evento também a primeira Dama, Renata Campos, o secretário de Saúde, Antonio Figueiras, e o prefeito do Recife, João da Costa, que assinou o termo de transferência de posse do terreno durante a solenidade. “A UPA se soma ao conjunto de investimento que temos feito e vai requalificando a região Norte do Recife. O mercado imobiliário já olha para cá com outra perspectiva para a região, que se transforma e vai melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, frisou o prefeito.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco