terça-feira, 31 de julho de 2012

Atletas são banidos das Olimpíadas por comentários racistas nas redes sociais

Um comentário racista no Twitter custou caro à atleta Voula Papachristou. Na segunda-feira, a triplista postou uma mensagem relativa aos africanos que residem na Grécia e recebeu duras respostas pela rede social. Mas, pior ainda do que ter sido chamada de nazista, entre outros adjetivos não muito agradáveis, foi a notícia que a saltadora recebeu do Comitê Olímpico Grego (COG). Devido à postura inadequada, Voula foi cortada dos Jogos de Londres.

Na segunda-feira, ela escreveu: “Com tantos africanos na Grécia... No mínimo os mosquitos no Nilo Ocidental irão comer comida caseira!!!”. Imediatamente a postagem foi repassada e ganhou milhares de respostas de reprovação. Um partido de esquerda elevou as proporções do comentário, exigindo a exclusão da atleta da delegação olímpica.

- Humor racista e “piadas” que digam respeito à vida humana não são toleradas pela sociedade grega e não podem ser propagadas no atletismo grego. A única coisa que o Comitê Olímpico pode fazer é revogar a participação dela dos Jogos. Assistindo às Olimpíadas pela televisão, ela poderá fazer quantas “piadas” ela quiser através das redes sociais. Mas, com certeza, não pode representar a Grécia em Londres – diz o manifesto.



Papachristou se assustou com o tamanho da repercussão e pediu desculpas via Twitter, nesta quarta-feira, desta vez em inglês. Apesar do declarado arrependimento, o presidente do COG, Isidoros Kouvelos, não se comoveu e confirmou o desligamento da triplista da delegação olímpica.
O "West Nile virus" é uma doença transmitida por mosquitos de origem africana e pode ser fatal para os humanos. Em Atenas, apenas neste verão (do hemisfério norte), um homem morreu e mais de 180 pessoas foram infectadas. As informações são do portal “Keep Talking Greece”.
Atleta Sueco - Mais um atleta foi banido dos Jogos Olímpicos de Londres por causa do Twitter. Segundo informações da agência de notícias AP, Michel Morganella, jogador de futebol da Suíça, publicou uma mensagem em francês xingando os coreanos na sua conta @mogastoss, que foi deletada. Por conta disso, ele não vai mais atuar na competição e deve ser enviado de volta para casa ainda nesta semana.
“Je fonsde out les coreen allez sout vous lebru. Ahahahhaah deban zotre”, teria escrito o jogador. Em uma tradução aproximada, algo parecido com “Eu vou f***r todos os coreanos. Que queimem. Bando de imbecis”. Pouco depois, com a polêmica gerada em torno do tuíte, o jogador apagou sua conta. Mas era tarde demais. Um site suíço conseguiu capturar a tela, que ficou como prova da "tuitada".
Gian Gilli, chefe da delegação da Suíça, confirmou que retirou a credencial do atleta às vésperas do último compromisso da equipe na fase de grupos dos Jogos, contra o México, na próxima quarta-feira. Em uma entrevista na manhã desta segunda-feira (30), o dirigente afirmou que o seu atleta “descriminou, insultou e violou a dignidade do time da da população Coreia do Sul”.
Portais Globo Esporte e Tech Tudo