O ator pernambucano Aramis Trindade é uma das grandes atrações do ESArte — Festival de Arte e Cultura da Advocacia Pernambucana — que acontece nesta sexta-feira (4), no Fiordes Buffet, no Recife. Com uma apresentação especial marcada para esta noite, Aramis leva ao palco sua verve teatral e seu compromisso com a cultura nordestina, em um evento que celebra a diversidade artística da advocacia e da sociedade civil.
Nascido em 5 de março de 1965, no Recife, Aramis Marques de Trindade Sobrinho iniciou sua trajetória artística aos 13 anos, em um circo em Fazenda Nova. Desde então, construiu uma carreira sólida e versátil no teatro, cinema e televisão, sempre com um olhar afiado para o Brasil profundo e suas contradições.
No cinema, destacou-se em filmes como O Baile Perfumado (1997), que lhe rendeu o Prêmio Candango de Melhor Ator Coadjuvante, além de sucessos como O Auto da Compadecida (2000), Lisbela e o Prisioneiro (2003), Meu Nome Não É Johnny (2008) e Bate Coração (2019).
Na televisão, ficou conhecido por interpretar o Visconde de Sabugosa no Sítio do Picapau Amarelo (2005–2006) e por participações marcantes em novelas como Cordel Encantado, Cheias de Charme e Nos Tempos do Imperador.
No teatro, Aramis é um apaixonado pela obra de Ariano Suassuna, com quem compartilha a defesa da cultura popular nordestina. Dirigiu e protagonizou montagens como Romeu e Julieta, Cordel de Ariano Suassuna, que mistura literatura de cordel, música e crítica social com humor refinado.
No ESArte desta sexta-feira, Aramis Trindade não apenas se apresenta — ele reafirma sua trajetória como um artista que transforma a cena cultural brasileira com talento, irreverência e identidade.