segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Câncer de intestino: o que é e como prevenir a doença diagnosticada em Preta Gil


Na última semana, a cantora Preta Gil enfrentou uma nova etapa no combate ao câncer de intestino que vem tratando desde janeiro. A artista se submeteu a uma cirurgia para remover o que sobrou do tumor após as sessões de radioterapia e quimioterapia. Mas o que é o câncer de intestino e qual a melhor forma de prevenção?!

O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é cada vez mais comum entre adultos com menos de 50 anos e se junta a outros 14 tipos de tumores que estão em ascensão, segundo estudo da Universidade de Harvard. Especialistas realizaram uma extensa revisão sobre diagnósticos de câncer em 44 países para identificar que existem 14 tipos de câncer que estão aumentando entre adultos com menos de 50 anos. Todos relacionados ao aparelho digestivo: colorretal, esôfago, ducto-biliar, vesícula biliar, cabeça e pescoço, fígado, pâncreas e estômago.

Apesar de reconhecerem que esse crescimento nos casos se deve, em parte, a um maior acesso aos métodos diagnósticos pelos pacientes, os autores afirmam que evidências mostram também uma influência determinante da exposição a fatores de risco, entre eles: consumo de álcool, alimentos processados, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Além disso, segundo os pesquisadores, as mudanças nos hábitos de vida, particularmente na alimentação, fizeram com que o risco de ter câncer antes dos 50 aumentasse a cada geração.

*Prevenção*

Grande parte dos tumores colorretais se inicia a partir de pólipos, que são lesões que crescem na parede do intestino, e podem se transformar em câncer, caso não sejam removidas. O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.

A Sociedade Americana de Câncer recomenda a realização da colonoscopia de rotina para todos os adultos a partir dos 45 anos, mesmo sem sintomas. A colonoscopia é o exame padrão-ouro para diagnóstico.

O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil. “Esse é um tumor que vem ganhando a atenção no mundo todo. Não é um câncer banal e existem formas de diagnosticá-lo, bem como fazer o tratamento precocemente”, explica o médico endoscopista do Intensiva Day Hospital, Dr. Filipe Ferro.

No Intensiva Day Hospital a área de gastroenterologia conta com uma equipe de médicos especialistas, com um setor exclusivo para realização de endoscopia digestiva e colonoscopia, proporcionando um cuidado especializado, diferenciado com conforto, qualidade e segurança.

“Contamos com tecnologia avançada e protocolos de segurança rigorosos. Aqui todos os exames, diagnósticos e terapêuticos, são realizados por especialistas e sob sedação supervisionada pela equipe de anestesistas”, disse o diretor-médico do Intensiva Day, Luciano Ferreira.

O Intensiva Day Hospital funciona na avenida Adjar da Silva Casé, 800, no bairro Indianópolis, no primeiro andar do Caruaru Shopping, ao lado do Realiza Coworking. Outras informações: (81) 2011.4150.