Podcast Taís Paranhos

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ricardo Lewandowski toma posse como presidente do STF

O ministro Ricardo Lewandowski toma posse nesta quarta-feira (10) como novo presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele foi eleito no último dia 13 de agosto, mas já ocupa a presidência do STF interinamente desde que o ministro Joaquim Barbosa se aposentou.
Mil e quinhentas pessoas foram convidadas para a posse. Entre elas, a presidente Dilma Rousseff e os presidentes da Câmara e do Senado. Quando foi eleito, Lewandowski se comprometeu a honrar as tradições e a respeitar os ritos do Supremo Tribunal Federal. Ele assume a cadeira pelos próximos dois anos.
Ricardo Lewandowski nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde se formou em Direito. Entrou para a carreira de juiz e foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. Foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Destacou-se no comando das eleições de 2010 pela defesa da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados por um grupo de juízes.
Lewandowski tem 66 anos e assume a presidência depois de oito anos como ministro do Supremo. No Tribunal, defendeu as cotas raciais em universidades públicas, a proibição do nepotismo, o Estatuto do Desarmamento e o direito à liberdade de manifestações. Foi revisor do processo do mensalão do PT.
A ministra Carmem Lúcia também toma posse hoje como vice-presidente.
Jornal Hoje - TV Globo