sexta-feira, 26 de setembro de 2014

UFPE e Compesa lançam concurso de Arquitetura

Estudantes e professores de arquitetura e urbanismo poderão participar do concurso que vai escolher o melhor projeto arquitetônico do edifício do L’acqua, o centro de estudos e pesquisas sobre água, saneamento e meio ambiente que será feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta sexta-feira (26), as duas instituições formalizarão um convênio de cooperação técnica para o lançamento do edital, previsto para ser divulgado no dia 3 de outubro. A cerimônia será às 16h, no gabinete da Reitoria da UFPE, na Cidade Universitária.

O L’acqua será construído numa área de mil metros quadrados, ao lado do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), dentro do campus da UFPE. Pensado para ser referência em estudos de água e meio ambiente no país, sua sede também deve seguir a linha da sustentabilidade e inteligência construtiva. No concurso que será lançado, alunos da graduação ou da pós-graduação e professores de arquitetura e urbanismo terão que apresentar propostas que contemplem uma edificação que faça o reaproveitamento da água e utilize energias eólica e solar, por exemplo. “Além de atentarem para esses detalhes, as propostas terão que mostrar uma edificação atraente em todos os aspectos, já que a intenção é que o laboratório seja, também, local de cursos e treinamentos de pesquisadores e profissionais da área”, adianta o professor da UFPE e coordenador do L’acqua por parte da universidade, Frederico Dias Nunes.

Segundo o coordenador, a previsão é que o projeto vencedor do concurso seja conhecido até o início de dezembro. Os responsáveis pela proposta vencedora receberão uma bolsa de incentivo para elaborar o projeto executivo. Após essa fase, uma licitação será lançada para contratar uma empresa que deverá construir o laboratório com base no projeto executivo já elaborado. Essa etapa só deverá ocorrer em 2015. “Estamos certos de que o L’acqua será inovador também na sua concepção arquitetônica. Pernambuco terá um centro de estudos de primeiro mundo capaz de trazer soluções para os desafios atuais e futuros relativos à água e ao esgotamento sanitário”, vislumbra o diretor comercial e de atendimento da Compesa, Franklin Azoubel.

A expectativa da Compesa e da UFPE com o L’acqua é poder desenvolver um ambiente de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias que favoreça a melhoria dos serviços prestados pela companhia à população. A partir dos estudos que serão feitos no centro, será possível encontrar soluções mais eficazes e menos onerosas para problemas como localização e contenção de vazamentos e mapeamento das redes de água e esgoto. No que diz respeito à qualidade da água, os estudos devem ser direcionados para a criação de novas metodologias, tecnologias e equipamentos de análises químicas, físicas e biológicas.

Além disso, no L’acqua, serão realizadas pesquisas que visem antecipar soluções para problemas futuros, como uma possível escassez de água de grandes proporções devido às mudanças climáticas. No início deste mês, pesquisadores japoneses visitaram unidades da Compesa em todo o estado para iniciar estudos nessa área, já em parceria com o centro. Eles devem aprofundar as pesquisas na região do semi-árido, onde a carência hídrica é maior. Os nipônicos voltarão ao estado em outubro e deverão prolongar os estudos por, no mínimo, quatro anos.

Imprensa Compesa