Recife, PE – O pernambucano Fábio Oliveira, consultor com atuação nacional e internacional e egresso do Senac, compartilhou com o público do Innovation Day as principais tendências do varejo mundial, colhidas durante a missão empresarial liderada pela Fecomércio à NRF 2025, a maior feira do setor no mundo, realizada em Nova York. Oliveira, que já coordenou missões para diversos países da América Latina e Estados Unidos, destacou o pioneirismo da Fecomércio ao dirigir-se pela primeira vez a este mercado.
Com uma plateia atenta, que incluía o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, empresários e representantes do Sistema S, Oliveira enfatizou o orgulho de ser pernambucano e ex-aluno do Senac, representando uma iniciativa de internacionalização com 30 anos de história. Ele ressaltou que as missões internacionais da Fecomércio promovem o estado de Pernambuco no exterior desde 1996, alcançando os cinco continentes.
O consultor explicou que a NRF (National Retail Federation) é uma instituição centenária que organiza a feira há 115 anos, reunindo na última edição mais de 40 mil participantes, dos quais cerca de 4 mil eram brasileiros. A delegação da Fecomércio contou com 30 empresários e o patrocínio do Sebrae e do Senac, proporcionando acesso a inovações e conhecimentos de ponta no varejo global.
Após a participação na NRF, a Fecomércio promoveu três seminários pós-evento em Recife, Serra Talhada e Petrolina, multiplicando o conhecimento adquirido para mais de 740 pessoas. Oliveira apresentou um informe detalhado sobre a experiência na feira, que serviu de base para identificar as principais tendências do setor.
O tema central da NRF 2025 foi "Game Changer", com a inteligência artificial (IA) como principal motor da mudança. Oliveira desmistificou o conceito, lembrando que a IA não é uma novidade, mas que sua aplicação atual potencializa a capacidade humana de executar tarefas complexas. Ele explicou que a IA combina linguagem computacional, lógica matemática e estatística para processar grandes volumes de dados e otimizar a gestão empresarial e o atendimento ao consumidor.
Durante sua apresentação, Oliveira exibiu exemplos práticos de aplicações da IA no varejo, como automação, monitoramento em tempo real do comportamento do cliente, sistemas sensoriais para produtos e o uso de identificação por radiofrequência (RFID) para controle de estoque. Ele destacou a inovação da Amazon Loom, uma loja onde o cliente utiliza o aplicativo no celular para retirar produtos e sair sem passar pelo caixa.
Apesar do potencial transformador da IA, Oliveira ressaltou a importância do toque humano e os desafios relacionados ao manejo de uma inteligência artificial cada vez mais generativa e agêntica, capaz de prever tendências de consumo e tomar decisões autônomas.
O consultor também abordou as mudanças no comportamento do consumidor, impulsionadas pela transição geracional e pela hiperconectividade das gerações Z e Alfa, que representarão a maior parte da população mundial em 2035. Esses novos consumidores valorizam atributos como autenticidade, engajamento, discernimento, comunicação, sustentabilidade e inclusão, impactando a experiência de compra.
Oliveira apresentou o conceito de "transição relacional", que expande a tradicional experiência de compra para cinco etapas, incluindo a lealdade e o engajamento do cliente com a marca. Ele ilustrou essa nova dinâmica com a visita da delegação da Fecomércio à loja conceito da Apple, onde a relação com o cliente vai além da simples transação comercial, focando em uma experiência contínua e personalizada.
Ao final de sua apresentação, Fábio Oliveira listou cinco grandes tendências identificadas na NRF 2025: a aceleração da remodelagem do comportamento do consumidor pela IA; a valorização de novos atributos como autenticidade e sustentabilidade; a ampliação e personalização da experiência de compra; a integração fluida entre os canais físicos e digitais; e a manutenção da importância do toque humano nas relações, mesmo com o avanço tecnológico.
Oliveira aproveitou a oportunidade para anunciar a pré-inscrição para a próxima missão da Fecomércio à NRF, em 2026, convidando os interessados a buscarem mais informações. Ele encerrou sua participação agradecendo a atenção e colocando-se à disposição para conversas informais.