Após um acumulado de 130mm de chuva nas últimas 24 horas, a Prefeitura do Recife decidiu suspender as aulas da rede municipal e os serviços não essenciais nesta quinta-feira (15). O Centro de Operações do Recife (COP) alertou que as chuvas devem continuar ao longo do dia, levando a um estado de atenção na cidade.
O volume de precipitação registrado no pluviômetro do Torreão representa 45% da média histórica para maio neste século. A Defesa Civil do Recife já recebeu 23 chamados desde a tarde de ontem, incluindo pedidos de vistoria e instalação de lonas plásticas. Além disso, pontos de alagamento foram identificados em diversas vias da capital pernambucana, como as avenidas Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho e Caxangá.
Diante do cenário, a Prefeitura reforça a orientação para que a população evite deslocamentos e acione a Defesa Civil em caso de emergência. Os abrigos do CSU Bidu Krause e do Arruda estão abertos para receber moradores que necessitem de acolhimento. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo aplicativo Conecta Recife.
Como medida preventiva, a gestão municipal está investindo um recorde de R$ 322,9 milhões em obras de infraestrutura para minimizar os impactos das chuvas, incluindo a contenção de encostas e a mitigação de pontos críticos de alagamento.