Podcast Taís Paranhos

terça-feira, 16 de abril de 2024

Alimentação na Gravidez: o que faz bem para a mãe e o bebê?

 

Cada etapa da gestação tem um desenvolvimento específico, uma mudança, assim, a alimentação tem papel crucial em cada estágio, sendo responsável, em boa parte, pela saúde da mãe e da criança.

Segundo a nutricionista Laís Sousa (foto), a alimentação tem papel fundamental na vida de todo ser humano. Em se tratando de uma gestante, estamos falando de dois seres vivos que precisam estar bem nutridos, saudavelmente, para uma boa saúde.

A boa alimentação na gravidez contribui para o controle de ganho de peso materno durante o período. Assim, prevenindo a ocorrência de doenças que podem estar relacionadas, como o diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia. Pesquisas apontam que alguns dos problemas mais comuns entre os adultos, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade, podem ter origem ainda no útero da mãe.

A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. É muito importante que a mulher prepare seus alimentos grelhados ou no vapor. Dessa maneira, evitando a ingestão de alimentos processados, frituras e alimentos crus. Sal e açúcar devem ser bem moderados, e o uso de refrigerantes deve ser banido. Cafeína e álcool não devem ser consumidos.