Neste domingo (20), a governadora Raquel Lyra participou, a cavalo, da 55ª edição da Missa do Vaqueiro, em Serrita, Sertão Central de Pernambuco. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, ela prestigiou a tradicional celebração religiosa que homenageia os vaqueiros nordestinos e reverencia figuras icônicas como Raimundo Jacó e Luiz Gonzaga.
“Estamos aqui para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, além do nosso mestre Luiz Gonzaga. Eventos como este preservam nossa tradição e reafirmam nosso compromisso com o Sertão”, declarou Raquel Lyra durante o evento.
Com investimentos do Governo do Estado que somam R$ 2,4 milhões em 2025 — por meio da Empetur, Secult e Fundarpe — a Missa do Vaqueiro e a Festa de Jacó contaram com shows de artistas como João Gomes e Wesley Safadão, além de ampla estrutura para acolher milhares de pessoas.
📜 História e tradição
Realizada desde 1970, a Missa do Vaqueiro é reconhecida como Patrimônio Imaterial de Pernambuco. Criada por João Câncio, o “padre vaqueiro”, a cerimônia homenageia o vaqueiro Raimundo Jacó, encontrado morto em 1954 em circunstâncias nunca esclarecidas. Sua história foi eternizada por Luiz Gonzaga na canção “A Morte do Vaqueiro”.
🎤 Depoimentos marcantes
O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, destacou o simbolismo da celebração: “Celebramos a fé e a valentia dos vaqueiros. É com gratidão que reforçamos nosso compromisso de manter viva essa memória no nosso Estado e em todo o Brasil.”
Já o jovem vaqueiro Fabio Emanuel, de 17 anos, participou pela primeira vez do evento: “Ser vaqueiro vem do sangue. Desde novo sempre tive interesse em vaquejada.”
💉 Saúde e segurança
A Secretaria Estadual de Saúde promoveu ações preventivas e emergenciais, garantindo atendimento ao público, distribuição de material educativo e fiscalização sanitária. A Secretaria de Defesa Social reforçou a segurança com 432 lançamentos extras, uso de drones, delegacia móvel e efetivos da Polícia Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.