Recife, PE — A Eletronet, operadora nacional do grupo Eletrobras, será a primeira companhia de telecomunicações a ancorar no novo data center Recife1, da Atlantic Data Centers. Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026, o centro de dados surge como um novo polo de interconexão digital no Nordeste, e contará desde o início com a robusta infraestrutura óptica da Eletronet.
A operadora utilizará sua rede de fibra óptica baseada na tecnologia OPGW (Optical Ground Wire), integrada às linhas de transmissão de energia elétrica, para conectar o Recife1 aos grandes centros de tráfego de dados do país, como Fortaleza e São Paulo. A solução oferece rotas com baixíssima latência e alta resiliência, atributos fundamentais para garantir o funcionamento contínuo de serviços digitais de missão crítica.
A chegada da Eletronet posiciona o Recife1 como um hub estratégico para atender às necessidades crescentes de empresas dos setores de tecnologia, saúde, finanças, indústria, entretenimento digital e governo. Segundo Joselito Bergamaschine, COO da Atlantic, "A Eletronet será um alavancador fundamental para o Recife1. Admiramos muito a sua capacidade de rede, robustez e abrangência."
Já Cassio Lehmann, CRO da Eletronet, destaca a sinergia entre as empresas: "Estamos muito entusiasmados com esta parceria. Conectar-se ao Recife1 é parte essencial da estratégia da Eletronet de integrar-se a hubs tecnológicos e levar conectividade de ponta para clientes em todo o Brasil."
Com mais de 17 mil km de fibra óptica espalhados por 18 estados, a Eletronet já interliga 18 dos maiores data centers do país. Sua presença desde o “Dia Zero” no Recife1 reforça a ambição conjunta com a Atlantic de impulsionar a infraestrutura digital brasileira, descentralizando os serviços antes concentrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.