quarta-feira, 5 de novembro de 2025

🥭 Exportações de Manga do Vale do São Francisco para os EUA Devem Crescer 8% em 2025


📈 Apesar das novas tarifas adotadas pelos Estados Unidos no início do semestre, os produtores de manga do Vale do São Francisco projetam um crescimento de 8% nas exportações para o mercado norte-americano na safra de 2025. A expectativa é de envio de 40 mil toneladas da fruta, superando as 37 mil toneladas exportadas em 2024, que movimentaram US$ 46 milhões.

📍 Os dados foram anunciados nesta quarta-feira (5), em Petrolina, durante a 15ª edição do Workshop Internacional da National Mango Board, realizado na sede da Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco). O evento reuniu produtores, exportadores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, pesquisadores e consultores para debater qualidade, sustentabilidade e competitividade da manga brasileira no mercado internacional.

🤝 A iniciativa é fruto da parceria entre a Valexport e a National Mango Board (NMB), órgão vinculado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com apoio do Centro de Excelência em Fruticultura-Senar. A programação contou com palestras e mesas técnicas com especialistas da Embrapa Semiárido, Frutvasf/Univasf e Sebrae, abordando temas como fisiologia, nutrição, sanidade, melhoramento genético, variedades e tendências de mercado.

🇧🇷🇺🇸 “Nestes 15 anos, a qualidade da manga originária do Brasil tem se elevado. A frequência de envios também está sendo muito consistente e isso só tem a agregar ao aumento de consumo de mangas nos Estados Unidos”, destacou César Fávero, gerente de Relações com a Indústria da NMB.

🌍 Tássio Lustoza, gerente executivo da Valexport, reforçou que o Workshop se consolida como fórum estratégico para atualização dos exportadores sobre exigências técnicas e regulatórias, contribuindo diretamente para a sustentabilidade econômica e reputacional da manga brasileira no exterior.

🏅 Durante o evento, a diretoria da Valexport recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina, proposta pelo vereador Ronaldo Silva, em reconhecimento à importância econômica e social da fruticultura irrigada na região e à cooperação técnica entre Brasil e Estados Unidos.

👩‍🌾 Outro destaque foi a nomeação da produtora e exportadora Ana Helena Coelho Medeiros para o Conselho Diretor da National Mango Board, pelo USDA, reafirmando o protagonismo da fruticultura regional e a representatividade brasileira no cenário internacional.

💬 “Estou participando pela primeira vez, faço uma avaliação superpositiva e recomendo para todos os produtores e exportadores visando o crescimento regional da cultura da manga”, concluiu Rodrigo Pinheiro, gerente comercial da Finobrasa Agroindustrial.

🔗 Para mais informações sobre a Valexport e suas ações, acesse: www.valexport.com.br