O historiador e cientista político Ricardo Andrade prepara o lançamento do livro Cartões Postais do Paulista: memórias, patrimonialização e a ressignificação, que tem como propósito preservar e valorizar as histórias da cidade do Paulista, prestes a completar 90 anos no dia 4 de setembro. A obra reúne relatos que atravessam gerações e revelam a identidade cultural do município.
Entre os personagens retratados está o Sr. Everaldo Lucena, nascido em julho de 1935, quando Paulista ainda era Distrito de Olinda. Natural da cidade, Everaldo trabalhou por muitos anos na tradicional Companhia de Tecidos Paulista (CTP) e morou no bairro da Aurora. Sua trajetória será contada no livro como exemplo da memória viva do município.
Em uma das imagens que ilustram esse momento de resgate histórico, estão Everaldo Lucena ao lado de seu filho, o professor e historiador Emerson Lucena, representando o elo entre passado e presente. A produção literária de Ricardo Andrade busca não apenas registrar fatos, mas provocar reflexões sobre o patrimônio cultural e o processo de valorização da história local.
Com lançamento previsto para coincidir com as celebrações dos 90 anos da cidade, a obra promete ser um marco na preservação da memória afetiva de Paulista, e uma homenagem a figuras que ajudaram a construir sua identidade.