sexta-feira, 23 de maio de 2025

Taxistas do Recife são mobilizados para combater a violência contra a mulher


A Companhia Ser Educacional, por meio da UNINASSAU Recife e sua Diretoria de Governança Ambiental e Social, lança uma iniciativa inédita para capacitar motoristas de táxi na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher. O Projeto Cadeira Vazia ao Volante será apresentado no dia 26 de maio, às 14h, no bloco B da instituição, com a participação de 100 taxistas da rede Teletaxi Recife.

A ação integra o Programa Ser Mulher e visa transformar os táxis em ambientes mais seguros para o público feminino. Para isso, os motoristas passarão por cursos gratuitos de formação e sensibilização com base no Protocolo Violeta, plataforma que oferece orientações sobre questões legais e práticas para lidar com situações de assédio e outras formas de violência.

Além da capacitação, os taxistas receberão encostos de cabeça personalizados, coletes e adesivos que trazem um termômetro da violência contra a mulher. Esse material alerta sobre a progressão da violência, desde ofensas verbais até o feminicídio, e contém um QR Code que dá acesso a uma cartilha digital com informações sobre o tema e canais de denúncia.

De acordo com Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da Ser Educacional, o objetivo é formar uma rede de proteção e acolhimento no transporte urbano. Queremos que os motoristas se tornem agentes ativos nessa causa. Essa é uma ação que salva vidas, informa e transforma, destacou.

A Teletaxi Giro será a primeira empresa do país a adotar a iniciativa. Segundo seu presidente, Nivaldo Cavalcanti, a parceria representa um avanço no combate ao feminicídio. Queremos aprimorar a comunicação e o acolhimento oferecidos às mulheres, tornando nossos motoristas aliados na luta contra a violência de gênero, afirmou.

No dia do lançamento, será divulgada uma hashtag para engajar motoristas, passageiros e toda a sociedade na discussão do tema, reforçando o compromisso coletivo com a segurança das mulheres.