Neste domingo (25), a Associação Pernambucana dos Grupos de Apoio à Adoção (APEGA) realiza a 13ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção na Avenida Boa Vi O evento busca sensibilizar a sociedade sobre o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, especialmente aqueles em acolhimento institucional. A concentração acontece às 9h, na Pracinha de Boa Viagem, com saída às 10h e encerramento ao meio-dia, em frente ao Edifício Acaiaca.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil tem mais de 34 mil crianças e adolescentes acolhidos, sendo que pouco mais de 5 mil estão disponíveis para adoção. No entanto, as exigências dos adotantes dificultam o andamento dos processos, especialmente em relação à idade, raça e condições de saúde dos menores.
Em Pernambuco, há 879 pretendentes à adoção, enquanto 136 crianças e adolescentes aguardam por uma família. A maior parte desses jovens pertence a perfis que enfrentam dificuldades para serem adotados, como os mais velhos e aqueles que fazem parte de grupos de irmãos. Ainda assim, o estado lidera o número de adoções no Nordeste e ocupa a sétima posição no ranking nacional.
A caminhada também busca desmistificar preconceitos e promover políticas públicas voltadas ao apoio às crianças acolhidas, às famílias adotivas e às mulheres que optam pela entrega legal de seus bebês para adoção. Além da adoção, a sociedade pode contribuir por meio do apadrinhamento afetivo ou profissional, oferecendo tempo e recursos para melhorar a vida dessas crianças.
O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil @apega.adocao ou pelo e-mail apega.associacao@gmail.com.