sábado, 23 de março de 2024

Movimentos de Mulheres Negras participam do 3º Ciclo de Estudos Mulheres e Política do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco


Na próxima segunda-feira (25) o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) se prepara para sediar o 3º Ciclo de Estudos Mulheres e Política, um evento que busca promover a equidade étnico-racial e de gênero na política, com destaque para a participação dos movimentos de mulheres negras. 

Com o tema "Mulheres Negras e Ações Afirmativas no Sistema Eleitoral", o encontro vai reunir magistradas, advogadas, representantes de organizações de mulheres e membros da sociedade civil para discutir os avanços, desafios e a importância das ações afirmativas para a efetiva participação das mulheres negras na política. 

Dados recentes levantados pelo Instituto Alziras, revelam que apenas 4% das prefeituras brasileiras são comandadas por mulheres negras no último mandato (2021-2024), evidenciando a necessidade urgente de promover a representatividade e os direitos dessas mulheres na esfera política. A pesquisa também indica que a falta de recursos de campanha é o principal obstáculo para as mulheres na política. Mulheres negras são 28% da população do Brasil, de acordo com dados da PNAD (2022). Mas, apesar de representarem o maior grupo demográfico, as mulheres negras estão ainda sub representadas em espaços de poder e decisão. No Congresso Nacional, por exemplo, parlamentares autodeclarados pretas ou pardas correspondem a apenas cerca de 5% do total de 594 congressistas.

A realidade não é muito diferente no Sistema de Justiça. Apenas em 2023 o Brasil teve pela primeira vez a indicação de uma mulher negra para uma corte superior. Por pressão da sociedade civil, sobretudo de movimentos e organizações negras, atualmente o TSE conta com duas ministras substitutas negras. O movimento pela ampliação de ações afirmativas no Judiciário, começando pelos altos cargos, segue, mirando o Superior Tribunal de Justiça e os Tribunais Regionais Federais.

“Para nós mulheres negras em movimentos, discutir a política brasileira é a grande mudança de chave para a construção da Democracia em nosso país. Consolidar uma democracia plural onde as mulheres negras sejam vistas, ouvidas e consideradas. Será um importante momento para colocar na mesa de debate as fraudes nas autodeclarações de heteroidentificação racial, as violências de gênero, e a relação entre o institucional e os movimentos de mulheres negras”, reafirma Piedade Marques, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

O evento vai contar com a presença da primeira ministra negra da história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, que participará do painel intitulado "Avanços e Desafios das Ações Afirmativas no Sistema Eleitoral", ao lado da coordenadora da Comissão para a Equidade Étnico-Racial e de Gênero do TRE-PE, a juíza Luciana Maranhão. Também o painel "A Violência Política de Raça e Gênero", conduzido pela Procuradora Regional da República da 1ª Região, Raquel Branquinho, e pela coordenadora da Coordenadoria da Defesa das Mulheres do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Roberta Viana Jardim. 

Durante o encontro, o Tribunal receberá a Feira das Mulheres Pretas, formada por afro-empreendedoras e que ficará montada das 8h às 14h. No local, serão comercializados produtos e serviços relacionados à cultura negra.

*Seminário Mulheres Negras na Política* 

No mesmo dia, também ocorrerá o Seminário Mulheres Negras na Política, às 19h, no Auditório Dom Hélder, na Unicap. Com destaque para a presença da ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral, que trará sua expertise para discutir os desafios para a efetivação de Ações Afirmativas no processo eleitoral. Este evento é aberto ao público e visa fortalecer o diálogo sobre a importância da representatividade e dos direitos das mulheres negras na política.

O Seminário é resultado do esforço conjunto de diversas organizações comprometidas com o fortalecimento das mulheres negras na política, incluindo a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, Odara - Instituto da Mulher Negra, Instituto Alziras, Movimento Mulheres Negras Decidem, Instituto Marielle Franco, Casa da Mulher do Nordeste, CEDENPA, IMENA e Rede Fulanas, com o apoio do Instituto Humanitas Unicap e NEABI.

_Serviços:_
*3º Ciclo de Estudos Mulheres e Política*
Data: 25 de março de 2024
Horário: 9h às 12h20
Local: Sala de Sessões do TRE-PE (Av. Agamenon Magalhães, 1160, Derby, Recife-PE)
Inscrições: através do formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/1rlRCeNIZ-JHr9Xk3PoxiPX3Vwx0JA71DH63ev5cwL4Y/viewform?edit_requested=true

*Seminário Mulheres Negras na Política*
Data: 25 de março de 2024
Horário: 19h
Local: Auditório Dom Hélder, térreo do Bloco A, da Unicap (Rua do Príncipe, 526 - Boa Vista, Recife-PE)
Aberto ao público