domingo, 19 de dezembro de 2021

Circuito Saúde realiza 1.013 atendimentos gratuitos no Porto de Suape

 

Um dia dedicado aos cuidados com a saúde. Foi o que o Porto de Suape proporcionou, nesta sexta-feira (17/12), aos funcionários, caminhoneiros, motoristas e visitantes do atracadouro pernambucano. No total, 1.013 pessoas foram beneficiadas pelo Circuito Saúde 2021, ação realizada das 8h às 15h, no pátio ao lado do Tecon Suape. Além da estatal portuária, participaram da parceria e coordenação das ações o Sest Senat, Secretaria de Saúde do Estado, Alvo Eventos e Prefeituras de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, municípios onde se localiza o Complexo Industrial Portuário.

Durante o mutirão de saúde, o público teve acesso a diversos serviços gratuitos. Maciel Hélio Ferreira, 23 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacinas. “Achei ótima a iniciativa, pois estava sem tempo de ir em um posto médico. Atendimento de qualidade e diversos serviços à disposição”, comentou o funcionário da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

Entre os atendimentos oferecidos, foram disponibilizadas vacinas contra covid-19, difteria e tétano (dT), gripe, febre amarela e tríplice viral. Os participantes do Circuito Saúde também realizaram exames para a detecção e prevenção de doenças, a exemplo de testes rápidos de covid e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição da pressão arterial. Além disso, houve demonstração de cuidados com a saúde bucal.

“O Circuito Saúde já entrou para o calendário de grandes ações realizadas pelo Porto de Suape em favor da comunidade portuária, caminhoneiros e visitantes. É muito importante que todos os trabalhadores que contribuem com o funcionamento do nosso porto dediquem também um tempo para cuidar da saúde”, ressaltou Jorge Vieira, diretor de Administração e Finanças de Suape.

Durante o dia também houve a distribuição do Cartão de Saúde do Caminhoneiro e da Caminhoneira. O documento é resultado do acordo de cooperação assinado pelo Sest Senat e o Ministério da Saúde, com distribuição de 500 mil exemplares para motoristas de todo o Brasil. O cartão é destinado a condutores profissionais do transporte rodoviário de cargas, para que tenham melhor acompanhamento quando necessitarem de atendimento em unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) espalhadas pelo País.

"Gostei muito da iniciativa. Fiquei sabendo hoje sobre o cartão e consegui pegar o meu. O evento nos proporcionou, ainda, a oportunidade de atualizar o calendário de vacinas e de receber instruções sobre os cuidados com a saúde bucal”, elogiou o caminhoneiro Luciano Pereira da Silva, de 40 anos.

Na versão de 2020, foram realizados dois mil atendimentos, beneficiando mais de 300 pessoas. Para ter acesso ao Circuito Saúde, os interessados seguiram os protocolos sanitários de combate à covid-19, apresentando comprovante de vacinação e fazendo o uso correto da máscara.

lmprensa Suape