domingo, 19 de dezembro de 2021

Procedimento pouco invasivo no tratamento do câncer de próstata

 

Cada vez mais, a tecnologia vem se aliando à Medicina para propiciar qualidade de vida e segurança aos pacientes. Antes, as cirurgias eram realizadas pelo método "aberto", com aqueles cortes no abdômen. Atualmente, a cirurgia robótica, minimamente invasiva, com pequenas incisões, consegue o mesmo resultado, com menos risco e recuperação mais rápida.

A prostatectomia radical é uma cirurgia cuja recomendação médica é para casos específicos de pacientes com câncer de próstata. Segundo o urologista Rodrigo Brasileiro, o método consiste na retirada de toda a próstata e das vesículas seminais. Uma das técnicas que tem revolucionado o tratamento da cirurgia de próstata é a Robótica. Essa cirurgia atua para atender pacientes que precisam passar por procedimentos mais delicados, unindo tecnologia e conhecimento médico na busca por desfechos clínicos positivos. É uma grande aliada nos procedimentos cirúrgicos em que os espaços são limitados ou em que é necessário o detalhamento do órgão explorado.

Quando descoberto em estágio precoce, o câncer de próstata pode ser curado em até 90% dos casos. E se o tratamento indicado for a cirurgia robótica, além da cura o paciente tem risco extremamente reduzido de apresentar sequelas como incontinência urinária ou impotência sexual, por exemplo. No Brasil, o tumor na próstata é o segundo mais comum entre os homens – atrás apenas do câncer de pele não melanoma – segundo o Instituto Nacional de Câncer.