terça-feira, 23 de novembro de 2021

PCR abre inscrições para o segundo evento do Ciclo de Inovação Aberta do E.I.T.A! Recife

Nesta quarta-feira (24) acontece mais uma etapa do Primeiro Ciclo de Inovação Aberta da cidade, o Fórum com os Especialistas. O evento tem o intuito de promover a interação entre representantes da Prefeitura do Recife e comunidade, para debates e esclarecimentos de dúvidas sobre os desafios propostos nas áreas da Saúde, Infraestrutura, Esportes e bem-estar, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. O encontro será online, das 09h às 11h, e para participar, os interessados têm que se inscrever no https://www.e-inscricao.com/eitaRecife/forum. As inscrições para participar dos desafios do Primeiro Ciclo de Inovação Aberta seguem abertas até o dia 11 de dezembro. Os selecionados receberão premiação de até R$ 40 mil reais para desenvolvimento de soluções e possibilidade de contratação de até R$ 1.6 milhões de reais.

Para esclarecer sobre a saúde, no tema “Como podemos melhorar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais da atenção básica?”, foi convidado o médico da Família e Comunidade, Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães; para falar sobre “Como podemos reduzir o índice de absenteísmo dos pacientes no comparecimento aos exames e consultas reguladas?”, o fisioterapeuta, Diego Freire de Lima Silva. Já para esclarecer sobre o desafio da Infraestrutura “Como podemos monitorar e identificar, de maneira escalável e em tempo real, os defeitos no pavimento das vias do Recife, trazendo agilidade no direcionamento dessas demandas aos órgãos competentes?”, estará online a diretora Executiva de Manutenção Urbana, Cíntia Rafaela Lima dos Santos.

Para explicar sobre o tema de Esportes, “Como podemos aumentar o número de praticantes de exercício físico, diminuindo o custo da inatividade física que impacta diretamente a saúde na cidade do Recife?”, o secretário executivo de Esportes, Gabriel Perrusi; e para falar de Meio Ambiente, “Como podemos estimular a colaboração dos cidadãos para solucionar diferentes tipos de poluições ambientais do Recife, trazendo equilíbrio ecossistêmico e bem estar social?”; o gerente de Geoprocessamento e Mudanças Climáticas, Marcos Francisco de Araujo Silva. Por fim, para tirar as dúvidas sobre o desafio na área de Desenvolvimento Social, “Como podemos diminuir a fome em nossa cidade de maneira escalável e sustentável?”, estarão presentes o Secretário Executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo, e a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política Sobre Drogas (SDSDHJPD), Ana Rita Suassuna.

O 1º Ciclo de Inovação Aberta do Recife foi lançado no último dia 11 de novembro, e é uma iniciativa conjunta formada pelo comitê que engloba a Secretaria Executiva de Transformação Digital, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife e a Empresa Municipal de Informática (Emprel). A Inovação propõe um conjunto de condições especiais simplificadas para que pessoas e empresas possam juntos com a Prefeitura desenvolver modelos de negócios inovadores, testar técnicas e tecnologias experimentais para encontrar soluções de problemas públicos com ações inovadoras.

Com o lançamento da modalidade, a Prefeitura do Recife começou a colocar em prática o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador e passa a ser a primeira cidade do país a contratar soluções inovadoras, que promovem a competitividade das empresas do Brasil e do mundo, utilizando o Marco Legal das Startups.

Depois desse encontro com os especialistas, ainda há na programação três eventos: o Dia do Pitch, com mesa redonda de discussões; o Dia do Protótipo e o Dia das entregas dos MVPs. Para possibilitar que pessoas e empresas do mundo todo, ligadas à tecnologia, possam participar da licitação, os eventos ocorrerão no formato híbrido, online e presencial.



SERVIÇO-
Evento On-line: Fórum com os Especialistas
Data: 24 de novembro, quarta-feira
Horário: 9h às 11h


lmprensa Recife