segunda-feira, 5 de julho de 2021

Festival Som na Faixa

 

Com um line-up musical de peso, a 4ª edição do Festival Som Na Faixa abre este final de semana, com shows inéditos de artistas do calibre de Ricardo Vignini, Fabiola Beni, Alessandro Penezzi (foto) e Arnaldo Freitas. Além dos shows, o evento que traz os principais nomes da música instrumental, caipira e de viola brasileira, também promove uma série de oficinas gratuitas para o público apreciar e curtir de casa. Tendo impactado mais de 2 milhões de pessoas em suas edições anteriores, o festival ocorre de 09 a 18 de julho, a partir das 19h, com transmissão online para todo o Brasil, através do Facebook e YouTube da Muda Cultural, realizadora do evento.

A abertura do festival acontece nesta sexta-feira (09), às 19h, com Fabiola Beni, que ao lado de sua viola, promete uma verdadeira imersão nas raízes da música caipira e da MPB, através de seus dedilhados de violão. Cantora, compositora e musicista, Fabiola conta com mais de 10 anos de experiência na bagagem. Seu currículo carrega vivências como a de dividir o palco com as cantoras Nanny Soul, Izzy Gordon e Tássia Reis, além de tocar guitarra e cavaco na Groove de Bamba, que já abriu shows para Di Mello e Sandrá de Sá.

No sábado (10), às 19h, é a vez da viola de lata de Ricardo Vignini tomar conta do festival. Conhecido por trazer em seu trabalho interpretações para clássicos como Led Zeppelin, Metallica e Sepultura, o músico já dividiu o palco com artistas norte-americanos como Bob Brozman e Woody Mann. Natural de São Paulo, o artista é produtor e pesquisador da cultura popular do Sudeste. E, além da carreira solo, integra o grupo de rock rural Matuto Moderno, assim como a dupla Moda de Rock, com Zé Helder.

Alessandro Penezzi e Arnaldo Freitas assumem a programação do domingo (11). Compositor, arranjador, professor e exímio violonista de 6 e 7 cordas, Alessandro, que nasceu em Piracicaba, cresceu no ambiente das rodas de choro e desde cedo teve sua escuta orientada pelo sotaque brasileiro. Além do violão, Penezzi também se expressa muito bem com o bandolim, cavaco, violão tenor e flauta transversal. Já Arnaldo Freitas com sua técnica apurada e interpretação emocionante, é um dos principais violeiros da nova safra da música instrumental brasileira. Arranjos ousados são marca registrada do músico que executa também, obras autorais, mostrando sua versatilidade e influências de outros ritmos e vertentes, como o choro, o flamenco e a música de fronteira. A dupla se apresenta às 19h.

Ao todo, serão seis apresentações, com grandes nomes da cena musical. Toninho Ferragutti, Neymar Dias, Osni Ribeiro, Gabriel Souza, Nayra Jaine, Marina Ebbecke, Gabriel Souza e Nayra Jaine são alguns dos nomes que completam a programação que ainda conta com apresentação da violeira, violonista, compositora, cantora e apresentadora Adriana Farias.

"Realizar um festival em dois anos pandêmicos, é motivo de orgulho para a Muda Cultural. É a nossa maneira de ajudar o ecossistema da cultura, em tempos tão difíceis. Entre artistas, equipe que trabalhará no local e remotamente, são mais de 60 oportunidades de emprego geradas. E ainda, uma oportunidade de levar espetáculos relevantes ao público.", afirma Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural.

O Som Na Faixa surgiu com propósito de levar entretenimento, arte e cultura para o público quarentenado em casa e incentivar e apoiar talentos da música brasileira, uma das classes mais atingidas por conta da pandemia do Covid-19.

O Som na Faixa conta com o patrocínio da rede Atacadão, e, como apoiador, o site Catraca Livre.

Todo o festival foi previamente gravado em estúdio, respeitando todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades, incluindo testagens dos envolvidos, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento e acompanhamento por um técnico de segurança do trabalho.

Programação

Sexta-feira, 09/07 - 19h
Fabiola Beni Instrumental

Sábado, 10/07 - 19h
Viola de Lata (Ricardo Vignini) + oficina

Domingo, 11/07 - 19h
Alessandro Penezzi e Arnaldo Freitas

Sexta-feira, 16/07 - 19h
Viola de contrastes (Marina Ebbecke, Gabriel Souza e Nayra Jaine)

Sábado, 17/07 - 19h
Rabiola (Osni Ribeiro Duo)

Domingo, 18/07 - 19hh
Festa na Roça (Neymar Dias e Toninho Ferragutti) + oficina

SERVIÇO:

Ministério do Turismo apresenta Som na Faixa
De sexta (09) a 18 de julho, às 19h
Classificação: Livre
Patrocínio: Atacadão
Realização: MUDA CULTURAL
Projeto viabilizado via: Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil
Instagram: @mudacultural