terça-feira, 2 de março de 2021

Reside Lab - Festival lnternacional de Teatro de Pernambuco

De 15 a 31 de março de 2021, acontece, de forma digital, o Reside Lab - Plataforma PE – Festival Internacional de Teatro, que contempla a apresentação de 11 espetáculos, dois Encontros Reside, uma Residência Artística e um workshop com o britânico Paul Davies (de camisa laranja na foto). Reafirmando seu caráter prioritário de espaço de intercâmbio e colaboração, a Residência Artística abre e encerra o festival, e é realizada com o patrocínio do Programa Pontes. A parceria entre o Programa Pontes Oi Futuro e o British Council é inédita e tem o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e promover a produção artística do Reino Unido no Brasil.

Os 11 espetáculos apresentados priorizam a produção local com grupos artísticos pernambucanos. Nos Encontros Reside serão abordados os temas “Dramaturgia Ibero-americana na pós-pandemia”, e “Adaptações e modelos de festivais de Artes Cênicas”, que conta com convidados internacionais. Já a residência artística com Paul Davies, diretor do Volcano Theatre, do País de Gales, no Reino Unido, acontece durante todo período do festival e será concluída com a apresentação de um produto virtual apresentado pelos participantes no último dia do festival.

Vale ressaltar que todas as ações do Reside são gratuitas, com curadoria dos espetáculos locais e com uma nova proposta de assistir teatro pelas telas do computador ou celular. A experiência busca conectar os olhares de quem está por trás das telas, e, dessa forma, propor novas dinâmicas e sensações, estimulando a cumplicidade entre os atores e o público.

História do festival - Em 2018, a produtora cultural Paula de Renor lançou o Câmbio, festival de teatro que teve como objetivo alavancar mudanças, promover transformações e troca entre interlocutores. Em 2019, o festival ampliou a colaboração e formação artísticas, com o intuito de compartilhar experiências e saberes, debater ideias e processos criativos, através de encontros de formações, apresentações e residências com artistas de vários países. Nessa transição, o Câmbio deu lugar ao Reside – Festival Internacional de Teatro de Pernambuco.

Com o hiato de um ano, já que em 2020 não houve edição, o Reside apresenta em 2021, um festival especial e totalmente virtual, moldado ao momento atual em que o mundo vive, por conta da pandemia do novo coronavírus, e com patrocínio da Lei Aldir Blanc.