terça-feira, 2 de março de 2021

Mostra Reverbo aporta ao Cinema São Luiz neste sábado (06)

Da música para o cinema, do cinema para a música. A Mostra Reverbo, movimentação que reúne artistas de música autoral em Pernambuco, está de volta neste sábado (06/03) para única apresentação virtual, que tem como cenário um dos principais monumentos da cultura pernambucana - o Cinema São Luiz, no Bairro da Vista, centro do Recife. A transmissão é gratuita e acontece às 16h no canal da Reverbo no YouTube.

A apresentação conta com performances de 26 cantautores que atuam na música autoral de Pernambuco. Os artistas - que só serão revelados na hora da transmissão - cantam e interpretam suas canções para a ambiência suntuosa do São Luiz. Uma ocupação regada a música, que homenageia um dos mais emblemáticos equipamentos culturais do Estado.

Mais da metade dos artistas participantes são do interior de Pernambuco, uma representação à pluralidade musical de todas as regiões do Estado, abraçando sonoridades da capital ao Sertão. A Mostra tem direção musical de Juliano Holanda e direção audiovisual de Mery Lemos, idealizadores da iniciativa, que encampam a proposta de levar música autoral a espaços e imóveis importantes para a cultura pernambucana.

“Será uma experiência de levar a música para um espaço de cinema, mas que, ao mesmo tempo, é também um templo sagrado para a cultura como um todo", explica Mery. O Cinema São Luiz foi fundado em 1952 e, após reformas, se mantém desde 2008 como símbolo de resistência artística durante décadas. Esta será a primeira apresentação online da Reverbo, oportunizada por incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Em atividade desde 2017, a Mostra Reverbo já transitou por grandes palcos no Estado, como os teatros Hermilo Borba Filho e Santa Isabel, e o festival Macuca das Artes. Sua última atividade presencial ocorreu em dezembro de 2019, com a Ocupação Reverbo na Torre Malakoff, que levou centenas de pessoas a três dias de programação gratuita em um dos principais cartões-postais do Recife.

DIÁLOGOS MUSICAIS - Compartilhando experiências e impressões acerca da composição musical contemporânea, a Mostra Reverbo abre a programação da ocupação no Cinema São Luiz com a roda de diálogo "De onde vem e pra onde vai a canção?". Na sexta (05/03), véspera da apresentação, às 19h, os compositores Lula Queiroga e Anastácia conversam com Juliano Holanda sobre caminhos e desafios que perpassam o fazer musical e a trajetória da canção brasileira e pernambucana. O encontro ocorre também via YouTube e é aberto ao público.


SERVIÇO:
Ocupação Reverbo no Cinema São Luiz
Através do YouTube da Reverbo - bit.ly/youtubemostrareverbo
Gratuito