segunda-feira, 8 de abril de 2013

Rua Real da Torre é interditada a partir de hoje para construção de túnel


Uma das faixas da Rua Real da Torre, no bairro da Madalena, será interditada, a partir de segunda (8), em virtude das obras de um túnel que está sendo construído no cruzamento com a Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife. A segunda etapa do serviço prevê o embutimento da fiação elétrica na calçada do Museu da Abolição. A intervenção faz parte das obras do corredor viário Norte-Sul que, quando estiver pronto, vai ligar o município de Camaragibe, na Região Metropolitana, ao bairro do Derby, no Centro da capital.

A interdição da via chegou a ser anunciada no mês passado, quando foi iniciada a demolição dos imóveis da Rua João Ivo da Silva, no entanto o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) solicitou o adiamento do serviço. Conforme a Secretaria Estadual das Cidades, o embutimento da fiação elétrica na calçada do Museu da Abolição, que é tombado, só será feito agora porque o órgão publicou no Diário Oficial da União o nome do arqueólogo Marcos Albuquerque como profissional contratado para acompanhar as escavações. 

Apesar disso, a Secretaria das Cidades informa que ainda aguarda a liberação do Iphan para iniciar as colocações das estacas que vão alinhar o meio fio do lado do museu e a calçada do lado direito da Rua Real da Torre. O Iphan também exigiu que fosse construída uma praça em frente ao prédio tombado.

Com essa interdição, o trânsito deve ficar complicado no local na segunda (8), principalmente nos horários de pico. Quem costuma trafegar pelo local deve pegar rotas alternativas. Diariamente, 56 mil veículos de passeio e quase 6 mil ônibus circulam nas vias do entorno da Real da Torre, de acordo com estimativa do governo do estado.

Projeto
Orçado em R$ 16 milhões, o túnel está sendo construído em etapas para que o tráfego local não seja interrompido totalmente. A primeira delas começou em 18 de março com a demolição de 13 imóveis localizados no lado direito da Rua João Ivo da Silva. No local, será construída uma pista com três faixas de rolamento para facilitar a passagem dos veículos.

Hoje ainda restam cinco imóveis a serem demolidos, o que deve acontecer até o dia 26 de abril, quando termina o prazo dado pela Justiça para que haja a desocupação dos terrenos. A construção do túnel vai levar dez meses, sendo concluída em janeiro de 2014, prevê a Secretaria das Cidades.


Portal G1