quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Abastecimento retomado em áreas da Zona Sul do Recife

A Compesa concluiu antes do prazo previsto o conserto do vazamento em uma tubulação na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira (próximo ao Aeroporto do Recife), identificado na manhã da última terça-feira (11). Inicialmente, a previsão era concluir os serviços na manhã de hoje (13), mas desde a noite de ontem (12) os técnicos e engenheiros da companhia conseguiram finalizar os trabalhos.

Durante os serviços, a Compesa aproveitou também para desativar duas antigas redes distribuidoras, localizadas na mesma área, que apresentavam constantes vazamentos. Com isso, o abastecimento já foi retomado em Boa Viagem, Pina, Brasília Teimosa, Afogados, Sítio Grande, Ipsep, Araçá, Imbiribeira, Setúbal e Jordão.

De acordo com o diretor de Controle Operacional da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, todos os trabalhos foram concluídos com sucesso. "Desde as 20h já tinha água na rede e o sistema já estava restabelecido", destaca. O diretor lembra ainda que os serviços fazem parte dos testes para a entrada da terceira e última etapa do Sistema Pirapama, prevista para iniciar a operação ainda este mês. "É um trabalho grande, já que o sistema irá ofertar 50% de água a mais do que é ofertado hoje na Região Metropolitana".

Ainda segundo Rômulo, todo o trabalho requer cuidado, pois a rede distribuidora, que é muito antiga, vai sendo pressurizada. "À medida que os vazamentos vão surgindo, é necessário que a gente realize as intervenções necessárias para os reparos", afirma. As duas redes que foram desativadas na Imbiribeira, por exemplo, datavam de 1918 e 1926. Para substituí-las, a Compesa implantou uma nova, com 1.200mm de diâmetro, previamente assentada para receber a água de Pirapama.

Imprensa Compesa