ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando manchetes...

Faça sua pesquisa aqui no Blog

domingo, 13 de setembro de 2026

🌊 Inclusão navega com a Refeno e leva mais de 70 crianças para uma manhã inesquecível no mar



🧡 Mais de 70 crianças participaram neste domingo (13) de uma manhã marcada por inclusão, convivência e descobertas durante o Refeno para Todos, iniciativa promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco dentro da programação da 37ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). Considerada a maior edição do projeto, a ação ampliou o número de participantes e atendeu crianças com diferentes tipos de deficiência, proporcionando experiências únicas ligadas ao universo náutico, ao mar e à vela.

⛵ As atividades tiveram início na Quadra Carlos Russell, no Cabanga, onde crianças e familiares foram recepcionados antes de serem divididos em grupos para visitar os veleiros participantes da Refeno. Durante o percurso, os convidados conheceram embarcações como Aventureiro 4, Planckton, Led Zepelin, Vento Real, Brutus, Mina e Tracewind. A visita permitiu contato direto com os barcos, seus equipamentos e os espaços utilizados pelos velejadores durante a travessia entre Recife e Fernando de Noronha.

🌅 Depois da visitação, os participantes embarcaram em um passeio pela Bacia do Pina, vivenciando a experiência da navegação e contemplando a paisagem do Recife a partir das águas. Ao longo de toda a programação, profissionais de saúde acompanharam os grupos, oferecendo suporte às crianças e seus familiares. A terapeuta ocupacional Andrea Oliveira destacou que atividades como essa ampliam oportunidades de vivência, interação social e desenvolvimento, além de proporcionar novas sensações e aprendizados.

👨‍👩‍👦 Entre as famílias presentes estava a de Daniel Spinelli, que possui Atrofia Muscular Espinhal e participou da programação acompanhado dos pais, Taciana Spinelli Fernandes e Gabriel Fernandes. Segundo Taciana, o passeio foi um momento especial de integração familiar e contato com a água, algo que Daniel aprecia bastante. A família aproveitou mais uma oportunidade para criar memórias afetivas e celebrar a inclusão em um ambiente acolhedor e acessível.

🏆 O diretor de Vela Oceânica do Cabanga, Walter Neukranz, ressaltou a importância da iniciativa e da expressiva participação do público. O Refeno para Todos integra as ações sociais desenvolvidas pela Refeno, pelo Cabanga e pelo Instituto Cabanga, reforçando o compromisso de aproximar o esporte e a cultura náutica de diferentes públicos. Nesta edição, o projeto reafirmou seu papel na promoção da inclusão por meio de experiências que unem lazer, descoberta, convivência e contato com o mar.

📸 Foto: João Carlos/Cabanga

Informações de serviço

📍 Evento: Refeno Para Todos

⛵ Realização: Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Refeno e Instituto Cabanga

🎯 Objetivo: Promover inclusão social por meio da vivência náutica para crianças com deficiência e seus familiares

📍 Local: Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife (PE)

🏆 Integra a programação da 37ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno)

Programação Cultural da Refeno

Apresentação: Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e Instituto Cabanga.

Produção: Fora da Chuva Consultoria e Gestão Cultural.

Patrocinadores Master: Corona, Shineray, Grupo BCI e Dislub Energia.

Patrocinadores: Baterias Moura, GWM | ADTSA, Indústrias Becker, Allcatrazes e Agemar.

Patrocínio Institucional: Governo de Pernambuco, Fernando de Noronha, Empetur e Prefeitura do Recife/Secretaria de Turismo.

Apoio: Da Fonte BRP, Forte Noronha, PortoBank, Albatroz, Bombarco, Método Ambiental, ChekBoat, LiveDot Tracking, Atalaia e Nanai.

Apoios Institucionais: Marinha do Brasil, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação Pernambucana de Vela (FPVela), ICMBio, Parque Nacional Marinho, Polícia Federal e Recentro/Prefeitura do Recife.