terça-feira, 28 de abril de 2026

🎇 SOBAC celebra 60 anos com o 11º Encontro Zé da Banha no litoral do Cabo


🎆 A Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (SOBAC) celebrou seus 60 anos de fundação com o 11º Encontro Zé da Banha, realizado na Vila de Nazaré, no litoral histórico do Cabo de Santo Agostinho. Fundada em 1º de maio de 1966, a SOBAC é reconhecida como o primeiro grupo de bacamarteiros operários do Brasil e pioneiro na formalização jurídica da prática. A celebração reuniu tradição, memória e cultura popular em uma programação que reforçou o papel da entidade na preservação e inovação do bacamartismo ao longo de seis décadas.

🧨 Ao longo de sua trajetória, a SOBAC introduziu avanços importantes, como o reforço e revestimento dos bacamartes, a criação de um Regimento Interno de Segurança e disciplina e a formação do primeiro sub-batalhão feminino. A instituição também se destacou por ações sociais, como escola para filhos de bacamarteiros, atendimento de primeiros socorros e articulação com autoridades públicas. Com mais de 50% de seu efetivo composto por mulheres, o grupo reafirma seu protagonismo na inclusão de gênero dentro da cultura popular nordestina.

🎺 O Encontro Zé da Banha integrou as ações do Museu Olímpio Bonald de Bacamarte (MOBBAC), o único museu físico dedicado ao bacamartismo no mundo, reconhecido com Menção Honrosa no Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho. Das 7h às 17h, o evento transformou a Vila de Nazaré em um grande palco a céu aberto, com café da manhã coletivo, Procissão dos Santos Joaninos, Missa dos Bacamarteiros, Cortejo Secular, Linha de Tiro da Paz, almoço comunitário, condecorações e o tradicional arrasta-pé. A celebração reforçou o vínculo entre fé, tradição e identidade cultural.

🌕 A programação ganhou ainda mais brilho com a Feirinha do Vale da Lua e atrações de destaque, como a Sambada dos Bacamarteiros de Carmópolis (SE), a Banda de Pífanos de Santa Brígida (BA), a Banda de Pífanos Riacho do Meio, Aécio dos 8 Baixos, Ricardo Lima do Acordeon, Coco do Mestre Zezinho, Mestre João de Goitá, o Cavalo Marinho Boi Pintado e Seu Luiz e os Veteranos do Forró. A diversidade de grupos reforçou o caráter plural e festivo do encontro, que reuniu expressões tradicionais de várias regiões do Nordeste.

🌾 A produção do evento foi assinada pelo casal Ivan e Felícia Marinho, mestre e mestra da SOBAC, que seguem dedicados ao fortalecimento e à valorização do bacamartismo. A instituição acumula reconhecimentos importantes, como o título de Ponto de Cultura, o Prêmio Selma do Coco, o Prêmio Aldir Blanc, além de ser Patrimônio Cultural Imaterial do Cabo e Patrimônio Vivo de Pernambuco. O legado da SOBAC segue vivo, pulsante e em constante renovação, celebrando a força da cultura popular.