sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

🌱 Obra de Maria e Agro São José se reúnem com o IPA para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco


Representantes da Obra de Maria e da Agro São José participaram, na última terça (13), de uma reunião estratégica com o presidente do IPA, Miguel Duque, para ampliar o apoio à agricultura familiar e às comunidades em situação de vulnerabilidade no estado.

🤝 O encontro mobilizou 14 associações que atuam em mais de 50 municípios, apresentando demandas prioritárias como perfuração de poços artesianos, disponibilização de tratores e kits de irrigação — itens essenciais para aumentar a produção agrícola e gerar renda para famílias rurais.

📌 Compromissos assumidos pelo IPA
O IPA garantiu o repasse de materiais já adquiridos para pequenos agricultores, que serão destinados às populações mais carentes atendidas pelas instituições.  
Além disso, Miguel Duque se comprometeu a encaminhar oficialmente as solicitações à Casa Civil, por meio do secretário Túlio Vilaça, com expectativa de apresentação das pautas à governadora Raquel Lyra.

🌍 Atuação ampla e impacto social
A Obra de Maria está presente em 64 países, enquanto a Fazenda da Esperança atua em 26. Em Pernambuco, a Obra de Maria desenvolve projetos em 36 municípios, ao lado de instituições como Boa Nova e Restauração de Caruaru.

Com mais de 30 anos de atuação, essas entidades impactam diretamente comunidades rurais e periféricas com ações de recuperação humana, incentivo à agricultura familiar, criação de animais e projetos de geração de renda.

🌾 Articulação e próximos passos
A reunião foi articulada por Gilberto Gomes Barbosa, presidente da Obra de Maria, que coordena a rede de associações e a distribuição de alimentos arrecadados na Ceasa, supermercados e indústrias.

O IPA também se colocou à disposição para oferecer acompanhamento técnico às comunidades beneficiadas. Uma nova reunião será marcada com a presidência do Instituto e com a governadora para avançar nas propostas apresentadas.